Projeto Música no Museu traz a Polônia ao Piauí

25/07/2011 13h28


Fonte CCOM PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDuo Milewsky(Imagem:Divulgação)Duo Milewsky

Pela primeira vez no Piauí, o Projeto Música no Museu traz, a Teresina, Duo Milewsky, formado pelo violinista polonês Jerzy Milewski e sua esposa, a pianista Aleida Schweitzer. A apresentação, que conta no programa com música erudita e populares brasileiras, como Brasileirinho, acontece no Museu do Piaui - Casa de Odilon Nunes, no dia 12 de agosto.

De acordo com a diretora do Museu, Dora Medeiros, receber pela primeira vez o projeto é uma comemoração, já que além da apresentação uma série de escolas foi convidada para trazer os alunos a uma visita ao Museu, que este ano completa 70 anos. “A vinda do Projeto Música no Museu faz parte dessa programação de aniversário, que iniciamos em maio. Queremos casa cheia, porque é também uma homenagem ao professor Wilson Brandão (pai do atual secretário de Governo), que foi o primeiro secretário de Cultura do Estado e restaurou esse casarão que permitiu ao Museu do Piauí ter sede própria a partir de 1980”, lembra.

A apresentação do Projeto Música no Museu acontece às 9h. O projeto, iniciado no Rio de Janeiro, em 1997, é dirigido por Sérgio da Costa e Silva, parente do famoso poeta piauiense Da Costa e Silva. “A nossa proposta é trazer músicos de Câmara do Sul/Sudeste para se apresentar no Piauí, para onde ampliamos a Série, em 2011, sempre com o patrocínio do BNDES”, explica o diretor.

O projeto é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música como elo entre as artes plásticas e os próprios cenários dos museus, tendo como objetivo também a formação de plateia.

Ao realizar 507 concertos, em 2008, o Música no Museu tornou-se a maior Série de Música Clássica do Brasil, registro no Rank Brasil, a versão brasileira do Guinness Book. A isso, somam-se outros prêmios, como o Cultura Viva, da Unesco, em 2008, ano em que recebeu também a Ordem do Mérito Cultural, decreto do presidente Lula, considerada a maior honraria da cultura brasileira.

Sobre o Duo Milewski

O Duo Milewski, formado pelo violinista polonês Jerzy Milewski e sua esposa, a pianista Aleida Schweitzer, se firmou desde sua formação, em 1968, por uma trajetória de sucesso e árduo trabalho na divulgação de um repertório sólido e ousado. Além das obras dos grandes compositores universais, o Duo se dedica também a levar para o grande público obras de compositores brasileiros e poloneses da atualidade.

Com uma discografia ampla e já tendo realizado apresentações em todo o Brasil e várias cidades do mundo, o Duo é responsável, também, como idealizador e executor, pela implantação dos Concertos Didáticos, com o objetivo de divulgar a música. Seu trabalho tem atingindo todas as faixas etárias, em escolas, universidades, cursos livres e comunidades através do projeto Música no Museu.

Programa a ser apresentado

Ungarisch - Halvorsen
Tico-Tico - Zequinha de Abreu
Heire Kati - Hubay
Pedacinhos do céu - Azevedo
Vê se gostas - Azevedo
Hungarian Dance - Rachmaninof
Remem Brances - Williams
Main Shtelebelz - Folclore (Idish)
Liebeslied - Kreisler
Pretty Trix - Venuti
Blue Rondo - Brybeck
Brasileirinho - Azevedo