Projeto de audiovisual beneficia comunidade quilombola em Jerumenha
22/08/2024 17h11Fonte Governo do PiauÃ
O Quilombo Artus Passos, zona rural do município de Jerumenha, localizado na Zona do Alto Parnaíba, recebeu a oficina "Tecendo Escritas e Imprimindo a Identidade de um Povo no Audiovisual". Lá, os participantes puderam aprender, de forma prática e teórica, saberes cinematográficos para potencializar, valorizar e registrar a história e a cultura da comunidade.A oficina faz parte do projeto de autoria da jornalista Norma Soely, aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo. Os participantes vivenciaram, por uma semana, de 13 a 18 de agosto, e puderam produzir um documentário sobre a vida na comunidade. De acordo com Norma, a oficina adotou a metodologia de Paulo Freire, onde os estudantes aprendem enquanto ensinam.
Imagem: Divulgação
Oficina realizada faz parte de projeto aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo..
Oficina realizada faz parte de projeto aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo..“O que estamos fazendo no projeto é a Educação Biocêntrica, que tem como base a educação de Paulo Freire, que traz o diálogo e a troca de saberes como fundamentos dessa educação em que toda a vida precisa ser preservada”, explicou.
Ao término da oficina, aconteceu uma solenidade de encerramento, com entrega de certificados para os participantes. O coordenador de comunicação do Governo do Estado, Mussoline Guedes, participou representando o governador Rafael Fonteles.
Imagem: Divulgação

Para Mussoline, projetos como este são importantes para preservar a cultura e a identidade dos povos.“Parabenizo a comunidade por esse belíssimo projeto, que eterniza os costumes, os valores, a história e as memórias de vocês, tendo vocês como protagonistas. Reafirmo o compromisso do Governo do Estado em apoiar essas iniciativas, que trazem projetos que valorizam nossa história e a nossa memória”, defendeu Mussoline.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews










