Projeto arrecada mechas de cabelo para mulheres com câncer no Sul do Piauí; UFPI tem ponto de coleta

26/10/2023 17h23


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução /TV ClubeProjeto arrecada cabelo para mulheres com câncer no Sul do Piauí; UFPI tem ponto de coleta de mechas.(Imagem:Reprodução /TV Clube)Projeto arrecada cabelo para mulheres com câncer no Sul do Piauí; UFPI tem ponto de coleta de mechas.

Há seis anos, o projeto Fios de Alegria arrecada mechas de cabelo e as transformam em perucas destinadas a mulheres em tratamento contra o câncer. Ao todo, oito salões de beleza, sendo cinco em Picos e outros três em municípios próximos, realizam cortes de cabelo gratuitos em clientes que desejam realizar a doação de cabelo ao projeto.

“Para doar, você pode esperar seu cabelo crescer e, assim, procurar um salão parceiro onde eles realizam o corte reto gratuito para doação e a gente recolhe as mechas que foram doadas nesses salões”, afirmou a coordenadora do Projeto Fios de Alegria, Rafaela Pereira.

Neste ano, a meta do projeto é arrecadar 400 mechas de cabelo, a mesma quantidade acumulada em 2019. Um dos salões onde as voluntárias podem realizar o corte para a doação de cabelo é o do cabeleireiro Carlos Bobby. Ele destacou que a ação pretende elevar a autoestima de pacientes com câncer.

“A gente sabe da grande importância que é. O cabelo da mulher é uma grande característica que a mulher vem trazendo. Quando a pessoa passa por este processo, que é um processo difícil, a gente está ali, devolvendo um pouco da autoestima dela, isso já é muito gratificante”, disse.

As doadoras também podem entregar suas mechas de cabelo em um ponto de coleta localizado na biblioteca do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Picos. O local recebe doações de segunda a sexta-feira, entre 8h e 21h. A campanha, que acontece desde fevereiro, segue até novembro.

O ponto de coleta foi pensado, principalmente, para as mulheres que queiram doar mechas de cabelo e que residem em outras cidades.

“As mulheres residentes em outros municípios podem fazer o corte no salão de sua preferência, basta que atenda aos requisitos exigidos pelo projeto. A mecha tem que ter 20 centímetros, tem que estar armazenada em um saco plástico”, explicou Lícia Carvalho, assistente administrativa.

Além da arrecadação de mechas, o projeto Fios de Alegria promove ações, principalmente virtuais, no sentido de conscientizar à população sobre a importância da prevenção ao câncer.

“Sabendo do alcance das redes sociais atualmente, a gente utiliza o Instagram para intensificar as ações que a gente realiza, além para conseguir mais apoiadores, mais colaboradores, mais voluntários, porque é muito importante que tenhamos colaboradores e voluntários para que o projeto possa ocorrer”, disse Luisy Gabrielle Oliveira, voluntária do projeto.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: projeto, cabelo, fios