Projeto arrecada absorventes e distribui para mulheres que vivem em situação de rua em Teresina

14/09/2020 08h28


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo PessoalProjeto pretende beneficiar três intituições que acolhem mulheres em vulnerabilidade e mulheres moradoras de rua em Teresina.(Imagem:Arquivo Pessoal)Projeto pretende beneficiar três intituições que acolhem mulheres em vulnerabilidade e mulheres moradoras de rua em Teresina.

Um grupo de 27 voluntárias fundou um projeto para ajudar mulheres em situação de rua em Teresina. De acordo com as organizados do Girl Up, muitas dessas mulheres não possuem acesso a absorventes de higiene íntima e a iniciativa pretende arrecadar e doar o produto para elas.

De acordo com Amanda Rocha, diretora do Girl Up, é de conhecimento do projeto que cerca de 23% das brasileiras entre 15 e 17 anos não têm condição financeira pra comprar absorventes.

Por conta disso, uma das metas do projeto é fazer com que o assunto se torne uma pauta da higiene básica no Piauí.

"Em nossas buscas, também notamos que o uso de folhas e pedaços de pano como forma de contenção de fluxo. O tema ainda tem muito tabu, cuja o silêncio e a falta de discussão gera danos severos às mulheres, como desvantagens profissionais e problemas de saúde.”, explicou Amanda.

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto está evitando fazer recolhimento dos materiais nas ruas. Amanda afirmou que estão recebendo doações em dinheiro, pela conta Pic Pay do projeto.

A diretora afirmou que parte dos materiais terá como destino instituições de assistência social que também abraçam a causa, como a Casa de Zabelê, a Casa Savina Petrilli e para a ordem religiosa católica Carmelo, em Teresina.

"Assim que realizarmos a meta, que são dois pacotes por meninas e mulheres abrigadas nessas instituições, iremos fazer a entrega para mulheres nas ruas. Temos a intenção de cumprir essa missão até o fim do mês de setembro", afirmou.

Projeto de lei
Recentemente, as colaboradoras do projeto redigiram um Projeto de Lei (PL) que propõe educação menstrual nas escolas e distribuição de absorventes gratuitos para mulheres em todo o Piauí.

"Além de colocar o absorvente como item de primeira necessidade e incentivar microempreendedoras que fabricam absorventes, como isenção fiscal desses itens no Estado. O PL está em tramitação na Assembleia Legislativa do Piauí e um abaixo-assinado está em andamento solicitando sua aprovação", relatou Amanda.

Com a aprovação do PL, o Girl Up pretende avançar para outros municípios, como Luís Correira, Picos e Batalha. "Queremos fazer algo que englobe a realidade de mais pessoas", explicou. 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: piau?, projeto, absorventes