Programa Lixo Zero registra crescimento de 280% de notificações em agosto

12/09/2018 07h36


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPrograma Lixo Zero registra crescimento de 280% de notificações em agosto.(Imagem:Divulgação)

O Programa Lixo Zero, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), registrou no mês de agosto um crescimento de 280% na quantidade de notificações e redução de 28% nas autuações, em relação a agosto do ano passado.

Segundo Felipe Gomes, coordenador do Programa Lixo Zero, foram realizadas 57 notificações, 63 autuações, 4 conduções ao Ponto de Recolhimento de Resíduos (PRR) e 9 infrações de trânsito no último mês.

“Destacamos que a maior parte das notificações estão sendo lavradas naquelas avenidas onde o Programa, juntamente com a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), tem feito um trabalho educativo com moradores e comerciantes desses locais, no sentido de conscientizá-los sobre a forma correta de acondicionar seus resíduos e do horário e forma ideal para a disposição de sacolas de lixo que serão recolhidas na coleta domiciliar. Assim garante que resíduos não sejam dispostos em canteiros centrais, por exemplo. Após as ações de sensibilização, continuamos vistoriando os locais para verificar se a população segue cumprindo as orientações. Em casos de infrações reincidentes, são feitas as notificações preliminares”, explica Felipe Gomes.

O levantamento ainda apontou que as infrações cometidas por pessoas jurídicas prevaleceram sobre as pessoas físicas, sendo 71% cometidas por aquelas contra 29% cometidas por estas. Ao todo, foram registradas 133 infrações; destas, 47 foram na zona Leste, 39 na zona Norte, 9 na zona Sudeste e 38 na zona Sul.

Fiscalização

As equipes do programa Lixo Zero percorrem diariamente todas as zonas da cidade, nos turnos manhã e tarde, com o intuito de coibir o surgimento de lixões na cidade e sensibilizar a população do seu dever em garantir uma destinação correta para os resíduos que produz.

O teresinense também pode atuar como parceiro da Prefeitura e denunciar situações de descarte irregular de resíduos sólidos em terrenos baldios, praças e em áreas inadequadas de forma geral. Por meio do aplicativo Colab.re, a população pode denunciar, acrescentar imagens, localização da infração e contribuir para uma Teresina mais limpa.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: lixo, programa, cometidas