Programa ECOS e UFDPAR fazem parceria para promover educação ambiental infantil

13/11/2023 09h10


Fonte Sesc-PI

Imagem: DivulgaçãoPrograma ECOS e UFDPAR fazem parceria para promover educação ambiental infantil.(Imagem:Divulgação)Programa ECOS e UFDPAR fazem parceria para promover educação ambiental infantil.

Em uma iniciativa conjunta visando a promoção da sustentabilidade e educação ambiental, o Programa ECOS do Sesc no Piauí, em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), realizou uma ação de formação pedagógica. O evento ocorreu no dia 4 de novembro, na Unidade Sesc Beira Rio, e contou com a participação do renomado Professor Doutor Francisco Antônio Machado Araújo.

O destaque da ação foi a apresentação dos brinquedos pedagógicos ecológicos como ferramenta educativa. Esses brinquedos, além de sustentáveis, são livres de materiais tóxicos, promovendo assim a saúde das crianças. A proposta é simples e eficaz: com a apresentação de brinquedos pedagógicos ecológicos, estimula-se a criatividade infantil enquanto sensibiliza para a importância do respeito à natureza e a necessidade de evitar o uso indiscriminado de plástico desde cedo.
Imagem: DivulgaçãoPrograma ECOS e UFDPAR fazem parceria para promover educação ambiental infantil.(Imagem: Divulgação)

O Professor Francisco Antônio Machado Araújo, idealizador do Projeto Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana da UFDPAR, trouxe sua expertise ao evento. Além de suas contribuições acadêmicas, ele desenvolve o Projeto de Extensão Amarelinha, que integra práticas educativas envolvendo arte, ludicidade e educação.

A parceria entre o Professor Araújo, a UFDPAR e o Programa ECOS Sesc PI foi evidenciada através de uma palestra inspiradora e uma oficina prática de confecção de brinquedos pedagógicos para professores das Escolas Sesc Centro Educacional Elizeu Martins, Centro Educacional Cívico Militar e Projeto Criar Sesc.
Imagem: DivulgaçãoPrograma ECOS e UFDPAR fazem parceria para promover educação ambiental infantil(Imagem: Divulgação)

Durante a atividade, os participantes puderam colocar em prática a sustentabilidade ao produzir brinquedos utilizando materiais reciclados, como palitos de picolé, garrafas PET, tampinhas de garrafa PET, papelão, barbante, CDs, entre outros.

Essa ação vai ao encontro da visão do Sesc Piauí em implantar um modelo de escolas fundamentado na Filosofia da Educação Ambiental. Uma abordagem que não apenas educa, mas também inspira práticas mais sustentáveis para as gerações futuras.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: projeto, sesc, brinquedos