Programa de combate ao desperdício foi "salvação" contra a fome para quase 50 mil pessoas no Piauí

28/07/2022 08h57


Fonte G1 PI

Uma rede que serve de intermédio entre doadores e instituições sociais ajudou 46.516 pessoas a se alimentarem no Piauí em 2022. O Mesa Brasil, programa de segurança alimentar do Sesc, arrecadou, no primeiro semestre deste ano, 202.045 kg de alimentos e distribuiu para mais de 50 organizações solidárias.

Uma das famílias que recebeu alimentos arrecadados pelo programa foi a da dona de casa Antônia Lima, mais conhecida como Cátia, de 37 anos. Ela e o marido têm três filhos, de 15, 13 e 5 anos.

“Tive alguns problemas de saúde que dificultam que eu consiga trabalho e meu esposo também ficou desempregado durante a pandemia. Nossa salvação foram as cestas básicas que recebemos”
, relatou.

Parte dos alimentos que a família de Cátia recebeu foram entregues pelo Mesa Brasil ao Grupo de Mães Gaivotas que Voam Longe, localizado no bairro Árvores Verdes, Zona Leste de Teresina, a cerca de 20 km do Centro da capital.

A idealizadora do grupo, Luciene Priscila dos Santos, de 35 anos, contou que o projeto existe há 16 anos e, atualmente, atende cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ela afirmou que desde o início da pandemia a situação de muitas dessas famílias se agravou e que as doações do Mesa Brasil e de outros parceiros é o que tem ajudado essas pessoas.

“Muitas dessas famílias não têm uma estrutura financeira, vivem da roça e com a chegada da pandemia as situações pioraram. A gente busca tentar suprir um pouco dessa necessidade com as doações que chegam”, disse.

Entre as ações promovidas pelo grupo estão um reforço escolar e atividades educativas para crianças e adolescentes, que frequentam a sede do projeto no horário em que não estão na escola.

“Com as doações oferecemos café da manhã, almoço e lanches. Muitas vezes as únicas refeições deles acaba sendo essa na instituição”,
contou Luciene.

Doações em queda

A voluntária informou que mais famílias desejam ser assistidas pelo projeto, mas que não há capacidade de atender a demanda no momento.

“Temos uma lista de 150 famílias esperando, que não tenho como atender porque as doações estão diminuindo”,
relatou.

Como funciona o Mesa Brasil
Imagem: Lucas Marreiros/g1  Programa de combate a desperdício de alimentos ajudou mais de 46 mil pessoas.(Imagem:Lucas Marreiros/g1 ) Programa de combate a desperdício de alimentos ajudou mais de 46 mil pessoas.

O programa é nacional e funciona desde 1994, com objetivo de combater a fome e o desperdício de comida. São feitas parcerias com centrais de distribuição e abastecimento de alimentos, feiras, redes de supermercado e indústrias de alimentos.

Os parceiros doam alimentos considerados excedentes de produção, que estão fora dos padrões de comercialização, mas com condições seguras para o consumo.

Do outro lado, o Mesa Brasil entrega os alimentos doados para instituições sociais cadastradas no programa, que são acompanhadas por uma equipe formada por nutricionistas e assistentes sociais.

Esses profissionais supervisionam as questões referentes à documentação das instituições e o funcionamento das cozinhas. Os alimentos são distribuídos com base na quantidade de pessoas que a instituição atende.

No Piauí, o Mesa Brasil tem atuação em Teresina, Parnaíba e Picos, cidades com maior número de habitantes no estado.

Como doar
Imagem: Lucas Marreiros/g1  Mesa Brasil entrega os alimentos doados para instituições sociais cadastradas no programa.(Imagem:Lucas Marreiros/g1 ) Mesa Brasil entrega os alimentos doados para instituições sociais cadastradas no programa.

Centrais de distribuição e abastecimento, feiras, supermercados e indústrias que desejam fazer parte do programa podem entrar em contato com a equipe do Sesc.

No Piauí, os contatos são: (86) 3230-1384/3230-9996 e (86) 99417-3893. Além do endereço: Rua Heitor Castelo Branco, 2700, bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina.

“A gente faz o cadastro e vemos se o doador tem condições de doar de forma sistemática, que é semanalmente, ou se ele vai ser um doador eventual, que tiver produtos nos liga e passamos para pegar. As doações são coletadas por nós, o doador não precisa vir deixar”,
informou Lícia Brandão, coordenadora do Mesa Brasil no Piauí.

Como receber
Imagem: Lucas Marreiros/g1  Instituições sociais podem procurar o Mesa Brasil para se cadastrarem.(Imagem:Lucas Marreiros/g1 ) Instituições sociais podem procurar o Mesa Brasil para se cadastrarem.

As instituições sociais que quiserem fazer parte do programa precisam estar formalizadas, com documentação, ter estrutura mínima, não ter vínculo político-partidário e atender gratuitamente.

A equipe do Mesa Brasil faz uma visita ao local e, se tudo estiver nos conformes, é realizado o cadastro para que a instituição passe a receber as doações.

“A maioria das instituições que atendemos são as que manipulam os alimentos, que produzem refeições para serem consumidas lá mesmo. Mas também existem as mediadoras de família, que recebem e fazem a entrega para as famílias assistidas”,
explicou Lícia.

O programa não entrega doações para pessoas físicas, apenas para instituições sociais. Além da doação de alimentos, o Mesa Brasil ainda promove capacitações sobre reaproveitamento de alimentos com essas organizações.

“Para eles aprenderem a reaproveitas os alimentos que recebem. Já fizemos com reaproveitamento do caju, para fazer tortas, hambúrguer e creme de galinha com a carne de caju, por exemplo”, disse a coordenadora.

Tópicos: alimentos, mesa, programa