Profissionais trocam de carreira no Piauí em busca de autonomia e flexibilidade de horários; confira

27/08/2022 10h50


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeProfissionais trocam de carreira no Piauí em busca de autonomia e flexibilidade de horários; confira histórias.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Profissionais trocam de carreira no Piauí em busca de autonomia e flexibilidade de horários; confira histórias.

Muitos motivos podem levar um profissional a mudar de carreira, entre eles a busca por autonomia. A decisão exige, acima de tudo, autoconhecimento e planejamento. Nesta sexta-feira (26), a série Universo de Oportunidades, do Bom Dia Piauí, contou histórias de mulheres que decidiram deixar empregos tradicionais e apostar no empreendedorismo.

A técnica ambiental e bacharel em direito Francisca Leonária, por falta de flexibilização de horários, começou a questionar o antigo trabalho em um escritório de advocacia. Durante a pandemia de Covid-19, ela decidiu abrir a própria empresa no setor imobiliário. A mudança possibilita uma rotina mais leve e maior qualidade de vida.

“Desde adolescente que eu trabalhava com venda, sempre gostei de vender, já vendi cosméticos, bijuterias, vendi várias coisas e me identifico com o empreendedorismo. Gosto dessa questão de você poder flexibilizar seu horário, agendar tudo direitinho, cronometrar o seu dia. Eu me sentia presa no escritório de advocacia”,
contou.

Para administrar o negócio, ela buscou orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“O Sebrae me auxiliou com cursos voltados pra área tecnológica, internet, social media, tráfego pago, todo esse acesso à informação. Sou apaixonada hoje pelo que faço, amo de paixão”, destacou.

A pedagoga Adriana Meireles trabalhou por anos como professora do Ensino Fundamental. Após uma festa em que ela e a filha utilizaram roupas iguais, encantada pela moda “tal mãe, tal filha”, a mulher passou a produzir roupas infantis de luxo. Ao lado de uma tia, que já trabalhava no setor, ela abriu a própria empresa.

“Procurei lojas em Teresina que tinham esse tipo de atendimento, não encontrei. Aí fui lá eu, comprar material, chamar minha tia pra trabalhar comigo, porque na hora a gente se apega as pessoas que já conhecem, já dominam. Comecei a vender pela internet. Fiz um Instagram, um Facebook”, relembrou.

Atualmente, a empresa realiza entregas para todo o Brasil e até mesmo para o exterior.

"O Sebrae me ajudou muito. Nossa loja tem crescido muito, foi uma ajuda. Ajuda não, foi uma parceria. Porque eu aprendi com o Sebrae, durante essa jornada, que o conhecimento nunca é pouco. Quanto mais você tem, maiores são suas possibilidades de você aumentar, crescer, expandir e, principalmente, levar outras pessoas a fazerem o mesmo que você fez um dia",
completou.

Feira do Empreendedor 2022

A Feira do Empreendedor 2022, do Sebrae, está com inscrições abertas para visitantes na plataforma de eventos Sympla. O evento, destinado a pessoas que desejam ter ou possuem um negócio próprio, é gratuito e vai ocorrer entre os dias 8 e 11 de setembro, no Centro de Convenções de Teresina. O objetivo é incentivar o crescimento do empreendedorismo do estado.

"Nós vamos levar oportunidades de negócios. Nesse momento é extremamente importante, em que a população tá buscando oportunidades pra empreender e, diante do desemprego ou de uma demissão, aplicar bem o seu recurso",
contou o superintendente do Sebrae, Mário Lacerda.

O empreendedor André Fabrício Araújo está entre os expositores de produtos e serviços desta edição do evento. Ele possui uma startup de contabilidade e, no intuito de incentivar a expansão de novos negócios, vai oferecer abertura de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e consultoria gratuitamente.

“Estamos em uma evolução digital, com atendimento e captação de clientes somente pelo meio digital. Participamos diretamente de eventos do Sebrae, de cursos, treinamentos. Nossa missão nessa Feira é levar para o pequeno empresário, e até mesmo para o grande empresário, uma nova ideia de contabilidade, um novo conceito”,
contou.

“Aquele contador que existia somente pra ajudar a empresa de forma braçal, fazendo orçamento, folha de pagamento, emitindo imposto, deixou de existir. A gente vai além disso”,
ressaltou.

Entre os palestrantes que marcarão presença na Feira do Empreendedor 2022 estão o ex-jogador de futebol Zico, o fundador de aplicativos Tallis Gomes, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi e o especialista em tecnologia Tony Ventura. Além da DJ e empreendedora Rivkah, do mentor de startups Edson Mackenzie, João Kepler e Davi Braga.

"Será um evento grandioso e estou gostando da oportunidade de mostrar um pouco da minha vida, falar de minhas conquistas e da importância de sermos determinados para alcançarmos os objetivos desejados. Como formar uma equipe campeã começa por sua vontade em busca da vitória", comentou o ex-jogador Zico.

"Eu vejo como oportunidade de conhecimento muito grande, de trocar ideia com empreendedores que estão há anos no mercado, de atualização, de ficar a par de tudo que acontece no nosso meio", concluiu a empreendedora Francisca Leonária.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: contou, sebrae, empreendedor