Profissionais da Segurança Pública participam de capacitação sobre atendimento humanizado
03/07/2025 10h04Fonte Governo do Piauí
Imagem: Divulgação
Profissionais da Segurança Pública participam de capacitação sobre atendimento humanizado em casos de violência de gênero.
Profissionais da Segurança Pública participam de capacitação sobre atendimento humanizado em casos de violência de gênero.A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) e Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizaram, nessa quarta-feira (2), a formação “Atendimento Humanizado: Segurança Pública com Olhar de Gênero”, no município de São Raimundo Nonato. A atividade teve como objetivo qualificar os profissionais das Forças de Segurança para atuarem de forma mais sensível e humanizada em casos de violência de gênero.
Durante a capacitação, agentes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros receberam orientações sobre a atuação integrada da rede de atendimento à mulher, o protocolo “Ei, mermã, não se cale”, além de aspectos técnicos ligados à investigação, encaminhamentos e ao papel da polícia científica.
Imagem: Divulgação

“A formação tem um papel fundamental preparar os profissionais da segurança pública para lidar com casos de violência de gênero de forma mais qualificada e respeitosa. Isso é essencial para melhorar o atendimento nas delegacias, no 190 e nas ações da Patrulha Maria da Penha”, destacou Ana Cleide Nascimento, diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Sempi.
Além da formação, a equipe da Sempi também se reuniu com gestoras municipais do Território da Serra da Capivara para dialogar sobre a norma técnica de funcionamento do novo Centro de Referência de Atendimento à Mulher, que será inaugurado em breve em São Raimundo Nonato.
Imagem: Divulgação

Segundo Ana Cleide Nascimento, as gestoras municipais levarão as informações discutidas para os seus municípios e dialogarão com os gestores locais. “Em breve, vamos realizar uma nova reunião com a presença da secretária Zenaide Lustosa e dos prefeitos da região para definir o modelo de consórcio que permitirá o acesso de todos os municípios ao atendimento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher. Nosso objetivo é garantir um serviço integrado, acolhedor e eficiente para todas as mulheres do território”, finalizou a diretora.












