Profissionais da saúde fazem protesto e pedem equipamentos de proteção em Oeiras

28/05/2020 20h34


Fonte G1 PI

Imagem: Roberta Alves/Arquivo pessoalAlém dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os profissionais de saúde de Oeiras pedem o pagamento do adicional de insalubridade de 40%.(Imagem:Roberta Alves/Arquivo pessoal)Além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os profissionais de saúde de Oeiras pedem o pagamento do adicional de insalubridade de 40%.

Profissionais da saúde que estão atuando durante a pandemia da Covid-19 fizeram um ato na manhã desta quinta-feira (28), em frente à Catedral de Nossa Senhora da Vitória, na cidade de Oeiras, distante 313 km de Teresina, reivindicando melhores condições de salário, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o pagamento do adicional de insalubridade de 40%.

A Prefeitura de Oeiras informou que os EPIs são disponibilizados, periodicamente, a todas as equipes de profissionais. Confira a nota na íntegra abaixo.

Participaram da manifestação enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos e odontólogos que estão atuando nos hospitais de Oeiras durante a pandemia do novo coronavírus. Durante a manifestação, os profissionais de saúde se concentraram em frente à Catedral de Nossa Senhora da Vitória, respeitando um distanciamento entre os manifestantes.

De acordo com a enfermeira Roberta Alves, que esteve presente no ato, o indicativo de projeto de lei que trata do pagamento do adicional de insalubridade já foi enviado pela Câmara Municipal de Oeiras para a prefeitura e nunca teve um retorno para que a votação pudesse ser realizada.

“A questão é o respeito aos nossos direitos e valorização do nosso trabalho. Também é o momento de pedir para que as pessoas colaborem ficando em casa e mantenha esse distanciamento social. Nossa reivindicação já está há três anos na prefeitura e nunca foi tomado nenhum posicionamento. Já estamos há três anos sem reajuste salarial”, disse.

Nota prefeitura de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras informa que Projeto de Lei que dispõe sobre o adicional de 40% de insalubridade aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que estão no enfrentamento à pandemia do Covid-19 ainda está em tramitação na Câmara de Vereadores. Cabe salientar que tramita no Congresso Nacional um projeto de Lei Federal que regulará o assunto em âmbito nacional, sendo assim o município de Oeiras não está descumprindo qualquer Lei, seja ela Municipal, Estadual e/ou Federal.

Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a Prefeitura informa que estão sendo disponibilizados, periodicamente, a todas as equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde os EPIs adequados e necessários ao atendimento de pacientes sintomáticos com suspeita de infecção pelo coronavírus. Ressaltamos, ainda, que no ato de entrega destes materiais os profissionais assinam um documento atestando seu recebimento.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook