Professores são capacitados para atender aluno com deficiência na rede pública

10/06/2017 08h23


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarProfessores são capacitados para atender aluno com deficiência na rede pública.(Imagem:Cidadeverde.com)

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica Antonino Freire realizou uma capacitação para os professores voltados para a educação inclusiva. A proposta é qualificar os profissionais que atuam em sala de aula para trabalharem com a pessoa com deficiência. Os docentes da rede estadual tiveram oficinas e palestras sobre a inclusão e respeito à diversidade.

Ontem (9) à tarde, os professores ouviram Deuselena Andrade, professora, assistente social e secretária executiva do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ela citou as entidades que trabalham com esse público e contou experiência pessoais da falta de acessibilidade e desrespeito.

"A acessibilidade é pra ontem, anteontem, houveram avanços, mas é preciso avançar ainda mais"
, disse.

A diretora adjunta do Instituto de Educação Antonino Freire, Regina Sabóia, disse que o curso é um momento para os professores discutirem os problemas enfrentados nas escolas com aluno com necessidades especiais.

"É obrigatório receber a criança sem qualquer restrição e os professores têm que está preparado para saber lidar com o aluno com deficiência",
disse Regina Sabóia.

Segundo ela, a escola deve se preparar tanto do ponto de vista físico como pedagógico.

Conceição Galvão, uma das coordenadoras do Instituto, ressalta que os professores participam de oficinas com vivências e experiências contra a exclusão.

No próximo dia 20, os participantes voltam ao Instituto para participar da palestra: "inclusão social de alunos com altas habilidades/superdotação em escolas públicas de Teresina". Haverá também uma mesa redonda sobre déficit de atenção no contexto de sala de aula.

Regina Sabóia adiantou que o próximo curso que será ofertado para a qualificação dos professores é sobre a prevenção do suicídio e depressão.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook