Professores recebem capacitação do Detran-PI para levar educação no trânsito às escolas
09/09/2025 09h58Fonte Governo do Piauí
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realiza, até esta terça-feira (9), a primeira Oficina de Educação para o Trânsito, voltada para professores da rede estadual de ensino. A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre normas de trânsito e capacitar os docentes para multiplicar essas informações em sala de aula. A oficina integra a política estadual de educação para o trânsito nas escolas, de autoria da deputada estadual Ana Paula Carvalho, sancionada pelo governador Rafael Fonteles no último dia 30 de julho.Ao todo, 26 professores participaram das atividades, que incluíram debates sobre a Lei Estadual de Educação para o Trânsito, estudo das legislações vigentes no Brasil e estratégias para promover um trânsito mais seguro, reduzindo acidentes e mortes. O conteúdo aprendido será levado diretamente para os estudantes da rede estadual, público-alvo da nova política educacional.
Imagem: Divulgação
Professores recebem capacitação do Detran-PI para levar educação no trânsito às escolas.

A diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, destacou a relevância da iniciativa na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito. “Formar cidadãos conscientes desde cedo é a maneira mais eficaz de transformar o trânsito e prevenir acidentes. Ao capacitar professores, estamos garantindo que esse conhecimento chegue de forma contínua às escolas, que é onde estão os condutores do futuro”, afirma.
A lei nº 8.764 determina a obrigatoriedade da abordagem do tema nas escolas de ensino fundamental e médio das redes pública e privada, com foco na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Além das oficinas, a lei prevê ações pedagógicas diversificadas, como aulas teóricas e práticas, simulações em ambiente escolar, palestras com especialistas e campanhas educativas. Também estão incluídas atividades extracurriculares e estímulo ao uso de transportes sustentáveis, com atenção especial à segurança de ciclistas e pedestres, fortalecendo o protagonismo dos jovens na construção de um trânsito mais seguro.