Professores licenciados da Uespi denunciam novo corte salarial

03/03/2024 20h25


Fonte ClubeNews

Imagem: Jonas Carvalho/Portal ClubeNewsUniversidade Estadual do Piauí(Imagem:Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)Universidade Estadual do Piauí

Os professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que estão licenciados para capacitação, voltaram a denunciar o corte de salários no mês de fevereiro. Segundo o Sindicato dos Docentes da Uespi (ADCESP), a redução nos vencimentos mensais chega a 70%.

Os docentes da instituição iniciaram uma greve, por tempo indeterminado, no dia 2 de janeiro contra o Projeto de Lei 09/2023, que altera o Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração do Magistério Superior. Desde então, 63 professores tiveram corte de ponto no contracheque.

Professora do curso de Jornalismo há 12 anos, Daiane Rufino explicou que está afastada das atividades para capacitação em nível de doutorado após autorização publicada na portaria n° 47/2023, do Conselho de Administração e Planejamento da Uespi (Conaplan), e também foi prejudicada com o corte salarial.

“Mesmo com essa situação legal de afastamento, eu fui vítima de mais um corte salarial, o que aponta uma total arbitrariedade e desrespeito à própria legislação da Universidade e do Estado do Piauí. Venho, portanto, pedir respeito e reparo dos danos”, cobrou a professora.

Além de novos processos administrativos, os professores licenciados estão recorrendo através de ações judiciais para reparo de danos financeiros, morais e psicológicos causados pelos cortes salarias em dois meses consecutivos. Eles também pedem que a reitoria da Universidade apure as responsabilidades de quem indicou os nomes dos docentes para corte salarial.

O professor Rene Aquino, docente da instituição há 18 anos, questionou a ação do Governo e os critérios definidos pelo Estado para a implementação dos cortes.

“Até onde se sabe, praticamente toda a UESPI está sem as atividades de ensino, mas, por dois meses seguidos, os mesmos professores sofreram descontos, inclusive professores que estão afastados. Como colocar falta em apenas um professor de um mesmo curso, se todos estão em greve? Como colocar falta em professores que estão legalmente licenciados? A palavra fica com os gestores”, questionou o professor.

O Portal ClubeNews esclarece que o espaço permanece aberto à Secretaria de Administração e ao Governo do Piauí para a prestação de esclarecimentos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: uespi, corte, professores