Professores denunciam más condições de veículo de transporte dos profissionais no Sul do PI

31/08/2022 11h52


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPorta deteriorada de transporte de professores de Pio IX.(Imagem:Reprodução)Porta deteriorada de transporte de professores de Pio IX.

Professores da rede municipal de Pio IX, no Sul do Piauí, denunciaram ao g1 a condição precária em que se encontra a van responsável pelo transporte dos docentes. Além do veículo estar deteriorado, os educadores relataram que uma das portas dele estava sendo amarrada por uma corda e outra apresentava problemas para fechar.

Em nota, a prefeitura de Pio IX declarou que o veículo foi retirado de circulação e que foi feito o pedido de realização do reparo automóvel, além da substituição temporária do carro, até que ele passe por avaliação técnica. Leia a nota ao fim da reportagem.

Para aqueles que ministram aulas na zona rural da cidade, a situação é ainda pior. Os professores alegam que sofrem com a poeira que invade o carro durante o trajeto para o povoado Pau Ferro.

A situação revoltou a professora Ana Maria Queiroz, que informou que não irá mais utilizar o veículo para se deslocar para o trabalho.

“Você ir a pé de 11h20 até meio-dia até encontrar uma casa para pedir água, sem sombra, é uma falta de respeito e descaso sem limite. Todo mundo usando duas toucas e duas máscaras, porque a poeira invade o carro. Se tiver um ‘prego’, não tem sinal para falar com alguém. Quando me recusei a ir [à escola] porque uma colega estava com gripe forte, por receio e cuidado à minha mãe, levei falta. Postei a aula e não podia. Mas, por falta de transporte, pode”, criticou.

Nota da Prefeitura de Pio IX

O transporte escolar da Rede Municipal de Pio IX, bem como da Rede Estadual de Ensino, sempre foi feito pelos popularmente conhecidos como: “paus de araras”. A atual gestão, desde o início, vem buscando combatê-los, do mesmo modo que atender às orientações do Ministério Público para garantir transportes mais seguros e mais confortáveis para os estudantes e educadores e por isso, buscou contratar carros fechados e em boas condições de funcionamento e segurança. Assim são os veículos que fazem o transporte escolar da rede municipal de Pio IX, desafio que ainda não foi vencido pela rede estadual.

Ocorre que problemas em veículos podem acontecer, especialmente, naqueles que rodam em “estradas de terra”, ademais nem todos os veículos são novos, alguns são apenas conservados, em virtude da oferta de transporte para contratação e da demanda de um município que ocupa a posição de 33º em extensão territorial no Piauí, com 1.947,212 km2 e sendo, ainda, um município essencialmente rural.

Entretanto, a gestão municipal tem procurado solucionar todos os problemas com celeridade, ao tempo que permanece garantindo o fim do pau de arara, responsável por elevados riscos às crianças e adolescentes e por grande desconforto físico, bem como constrangimentos que incluíam uma quantidade excessiva de crianças e adolescentes em cima de caminhonetes antigas, sem poderem sentar-se e amontoando-se umas sobre as outras, assim como o desafio diário enfrentado por crianças que se sustentavam em cima das caminhonetes enquanto estas realizavam verdadeiros “rallys” em estradas sem nenhuma manutenção.

Tratando especificamente da notícia que recebemos em relação ao transporte que apresentou problemas, fizemos o que é feito rotineiramente; foi retirado de circulação, pedido que seja feito o reparo e providenciado a substituição, a princípio temporária, até que o veículo que aparece na reportagem passe por avaliação técnica.

E não é somente isso, em apenas um ano e oito meses de gestão, a atual administração, que herdou da administração passada uma pequena frota de ônibus muito sucateada, já fez um trabalho de recuperação dos ônibus, naqueles que era possível, e garantiu transporte de qualidade crescente, além de manter as estradas em ótimas condições de tráfico. Fatos facilmente comprovados ao ser comparado a forma como às crianças são transportadas atualmente e como eram transportadas antes.

O fim do pau de arara na rede municipal, a recuperação dos ônibus sucateados e demais medidas tomadas para melhorar o transporte escolar na rede municipal de Pio IX só foi possível graças a muitos esforços e preocupação da atual gestão com a segurança e a qualidade dosserviços prestados à comunidade escolar. Mesmo sofrendo sérias limitações no orçamento e, em virtude destas, ainda ter sido possível adquirir a frota própria que o município precisa.

Somente este ano (2022), serão bloqueados das contas da prefeitura municipal, em virtude de mal feitos da gestão passada, um total de R$ 2.968.100,00 (DOIS MILHÕES, NOVECENTOS E SESSENTA E OITO MIL E CEM REAIS), de um município que sobrevive, basicamente, de repasses do governo federal. No primeiro ano da atual gestão, os bloqueios aos recursos também foram uma constante.

Portanto, a atual administração, ainda no início, continuará trabalhando firme para melhorar, cada vez mais o transporte escolar, bem como todos os serviços prestados aos munícipes, com seriedade, buscando a segurança, a celeridade e o conforto dos piononeses, ainda que, tenha também a difícil tarefa de equilibrar as contas públicas.

O trabalho e o Respeito norteiam a atual gestão, tanto é verdade que a população piononense tem se manifestado favoravelmente, ao ponto da gestão atual ser reconhecida na região pelo crescimento e desenvolvimento de Pio IX, em pouco tempo. Inclusive, em recente pesquisa foi demonstrado que o Prefeito Municipal foi avaliado e possui 88,67% de aprovação.

O compromisso é fazer mais e sempre melhor, vencendo as dificuldades e o passado de descaso, em direção às conquistas, resolução de problemas e, por consequência, a felicidade da população de Pio IX.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui