Professores aprovados em concurso da Uespi reivindicam nomeação durante manifestação

21/07/2020 14h50


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/AdcespProfessores aprovados em concurso da Uespi fazem manifestação em Teresina.(Imagem:Divulgação/Adcesp)Professores aprovados em concurso da Uespi fazem manifestação em Teresina.

Um grupo de professores classificados em concurso público da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), realizado em 2018, fizeram um protesto na manhã desta terça-feira (21), em frente ao Palácio de Karnak, edifício-sede oficial do Governo do Piauí, em Teresina, reivindicando a nomeação de 13 professores que aguardam uma decisão da administração estadual para tomarem pose.

Procurada pelo G1, a Uespi informou, por nota, que o termo de posse é autorizado pelo Governo do Estado, que ainda não realizou os procedimentos legais devido a Lei de Responsabilidade Fiscal nesse momento de pandemia da Covid-19. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem.

Durante a manifestação, um grupo de professores, utilizando máscaras de proteção facial necessária para evitar a disseminação do novo coronavírus, e respeitando o distanciamento mínimo ente os manifestantes, seguraram cartazes cobrando providências por parte do executivo estadual.

A manifestação começou 9h e terminou 10h30. Por causa da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Uespi suspendeu o calendário acadêmico até o dia 31 de julho e , nesse momento, está sem aulas.

Segundo Antônio Dias, professor e coordenador de comunicação do Sindicato dos Docentes da (Uespi), atualmente, quase 450 disciplinas estão sem professores.

"É uma luta de professores que foram classificados no último concurso da Uespi. Eles eram 26, mas alguns entraram na justiça e tomaram posse e ainda faltam 13", disse o professor.
Ainda de acordo com Antônio Dias, na última greve dos professores da Uespi foi determinado em decisão judicial que a reitoria, o sindicato e o Governo do Estado que os professores classificados seriam nomeados.

"Ficou acertado junto ao desembargador do Tribunal de Justiça, que os 26 professores classificados deveriam ser nomeados imediatamente e isso foi ainda em 2018. O governo ainda não cumpriu essa promessa", afirmou o professor.
Para o coordenador de comunicação do sindicato dos professores, não seria a contratação de 13 professores que iria comprometer o limite da responsabilidade fiscal e que, para a instituição, o espaço não ocupado por esses professores faz falta para o ensino.

"Apesar de estar em plena pandemia, a gente está prestes a voltar de forma remota. Na Uespi, no final de 2019, haviam quase 450 disciplinas que não estavam sendo ministradas por falta de professores", declarou Antônio Dias.

O professor disse que os 13 novos professores iriam diminuir esse déficit. "Cada professor ministra em média quatro disciplinas e aí seriam mais de 50 disciplinas que deixariam de ser descobertas", explicou.

Leia a nota da Uespi na íntegra:

A Universidade Estadual do Piauí esclarece que, no último concurso ficaram 27 professores classificados, no entanto 11 deles já tomaram posse sub judice. Atualmente, temos 169 professores empossados. O termo de posse é autorizado pelo Governo do Estado do Piauí, que ainda não realizou os procedimentos legais devido a Lei de Responsabilidade Fiscal e, neste momento, à Pandemia do Coronavírus.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: governo, uespi, professores