Professores aposentados fazem protesto em frente ao Palácio de Karnak e pedem reajuste

27/11/2019 15h15


Fonte G1 PI

Imagem: Glayson Costa/G1Professores fizeram protesto no Palácio de Karnak.(Imagem:Glayson Costa/G1)

Um grupo professores da rede estadual do Piauí, a maioria aposentados, se reuniu na manhã desta quarta-feira (27) em frente ao Palácio do Karnak, sede do governo do estado, para reivindicar o reajuste de no valor de 4,17% para os aposentados. Eles pedem ainda, a nível nacional, a aprovação da proposta do novo Fundeb no Congresso. A Secretaria de Administração (Sead) emitiu uma nota informando que Governo do Estado irá implantar o reajuste de 4,17% para ativos e inativos assim que o Estado sair do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A manifestação começou 9h e se estendeu até 11h30, enquanto o grupo aguardava uma resposta do governo sobre a reivindicação. Enquanto o protesto acontecia, o grupo fechou a Rua Sete de Setembro, que passa ao lado do Palácio de Karnak. A Superintendência Municipal de Trânsito controlou o trânsito no local, para evitar congestionamentos.

A Polícia Militar, que faz a segurança do Karnak, acompanhou o protesto, que foi pacífico e aconteceu com o uso de carros de som, faixas e cartazes colocados na grade de proteção ao redor do prédio. O grupo não fez caminhada pelas ruas do Centro, permanecendo apenas na rua ao lado da sede do executivo estadual.
Imagem: Glayson Costa/G1Professores fizeram protesto no Palácio de Karnak. (Imagem: Glayson Costa/G1)



Reivindicações
No início de 2019, segundo os manifestantes, o governo ofereceu para os professores ativos o repasse do reajuste de 4,17% em forma de ticket alimentação, o que excluiu a possibilidade de aposentados receberem esse valor.

A secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado (Sinte), Odeni Silva, disse que a mobilização acontece também a nível nacional com pedido de mudanças no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Imagem: Glayson Costa/G1Professores fizeram protesto no Palácio de Karnak.(Imagem:Glayson Costa/G1)

"Queremos que o Congresso aprove a proposta do novo Fundeb, que prevê a ampliação da participação da União para 40% do total do fundo [que hoje é de 10% e o MEC propõe um aumento para 15%]. Isso está tramitando no Congresso Nacional e estamos pedindo esse apoio aos parlamentares do Piauí",
declarou.

Com relação à demanda local, de reajuste aos aposentados, uma equipe de negociação do governo e um grupo de manifestantes se reuniu na manhã desta quarta-feira (27), para discutir a proposta.

O que diz o Governo do Piauí

O Governo do Estado informa que a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte) foi recebida pelo secretário de Estado da Administração e Previdência, Merlong Solano, nesta quarta-feira (27), e que foi reiterado o compromisso de implantar o reajuste de 4,17% para ativos e inativos assim que o Estado sair do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Quando o impedimento legal for superado, será avaliada a retomada de promoções e reenquadramentos reivindicada pela categoria.

A Secretaria de Estado da Educação informa ainda que está monitorando as escolas e aquelas que estiverem paradas terão que repor as aulas para que os estudantes não fiquem prejudicados.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: estado, governo, reajuste