Professora dá dicas sobre possíveis temas da prova de redação para o Enem

30/10/2019 15h06


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoProva de redação do Enem(Imagem:Divulgação)Prova de redação do Enem

A prova de redação do Enem será aplicada no primeiro dia do exame, 3 de novembro. Pensando nos estudantes que estão tensos sobre possíveis assuntos que podem ser abordados, o Bom Dia Piauí entrevistou uma professora que citou alguns temas que são apostas nos cursinhos.

Patrícia Lima, professora de redação, comentou que a proposta da redação é feita a partir de eixos temáticos. Os eixos são um conjunto de assuntos que podem ser cobrados. Ela cita eixos como meio ambiente, educação e saúde.

"No eixo temático meio ambiente - assuntos relacionados à gestão de resíduos sólidos e os cuidados que se deve ter com o lixo. No eixo temático educação - a grande possibilidade deste ano é evasão escolar, analfabetismo, violência na escola. Já no eixo temático saúde - autismo foi incluso na análise do IBGE, temos as Ists - Infecções Sexualmente Transmissíveis, obesidade, alimentação e sedentarismo",
relatou.

Patrícia explica que o tema da redação geralmente é pautado em algo que aconteceu no primeiro semestre do ano em vigência do Enem.

A professora ainda menciona algumas dicas para quem que se dar bem na redação. Patrícia recomenda aos estudantes que não façam menos de sete linhas, não fujam do tema, não façam discurso ofensivo e tenham uma letra legível.

"Menos de sete linhas zera a redação, discurso ofensivo - é importante respeitar os direitos humanos, vale lembrar que caso o estudante faça um texto muito ofensivo - ele não vai zerar a redação, mas pode perder pontos",
disse.

Outra dica que a professora enumera é ler o tema da redação logo no início da prova. "O ideal é que o candidato assim que tiver autorização para abrir o caderno de provas, procure a redação e faça uma leitura da proposta, em seguida faça um rascunho, depois vá responder às questões e retornar para a proposta".

Tópicos: professora, tema, proposta