Professor piauiense avalia tema da redação do Enem 2023: "mais uma vez, um tema social importante"

05/11/2023 19h40


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoTema da redação 2023 do Enem anunciado pelo Inep.(Imagem:Reprodução)Tema da redação 2023 do Enem anunciado pelo Inep.

O professor de redação, Thiago Morais, do colégio Equação Certa, avaliou o tema da redação do Enem 2023. Segundo ele, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais uma vez, abordou questões sociais importantes.

De acordo com Thiago, o aluno poderia abordar a temática levando em consideração dois fatores: a ineficiência de políticas públicas por parte do estado e os vários estigmas, estereótipos, além da discriminação.

“Então, de um lado culpabiliza-se o poder público e, de outro lado, no parágrafo de desenvolvimento dois, por exemplo, pode realmente atribuir parcela da culpa à soberba social, aos mecanismos que infelizmente são protagonizados pela sociedade e que deterioram, deturpam e aviltam a dignidade de muitas mulheres que têm como labor, como ofício, cuidar de crianças idosos e os afazeres de casa também”,
afirmou o professor.

Como proposta de intervenção, Thiago Morais sugeriu que o candidato pudesse organizar as ideias de forma que as responsabilidades fossem atribuídas ao governo, família e escola. Ao governo caberia políticas que fizessem parte do cotidiano e pudessem atribuir uma melhor remuneração à mulher.

No aspecto social, o professor indicou que competiria à família e à escola ampliar diálogos e transmissões de princípios éticos e morais para dignificar o trabalho da mulher assim como nas escolas que, segundo ele, devem trabalhar de forma multidisciplinar para diminuir a invisibilidade da mulher.

“Debater conteúdos facilitando o conhecimento para que essa causa não possa ser uma causa apenas das mulheres que cuidam, e aí para diminuir, de fato, essa invisibilidade, possa ser uma causa da escola, da família e, por que não dizer, de toda a sociedade. Entes sociais agregados, entes sociais em parceria. Muito provavelmente haverá uma mitigação dessa pauta, uma mitigação desse aviltamento social que tanto é presente na sociedade brasileira hodierna”,
comentou Thiago.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: escola, mulher, thiago