Professor é suspeito de racismo contra grupo de capoeira em São João do Piauí

09/03/2024 12h52


Fonte ClubeNews

Imagem: Arquivo pessoalClique para ampliarProfessor é suspeito de racismo contra grupo de capoeira em São João do Piauí.(Imagem:Arquivo pessoal)Professor é suspeito de racismo contra grupo de capoeira em São João do Piauí.

Um professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) é suspeito de atitudes racistas contra um grupo de capoeira, durante uma apresentação em uma praça, no município de São João do Piauí. O caso aconteceu em novembro de 2023 e, na última semana, a Polícia Civil ouviu os depoimentos dos envolvidos.

O Grupo Capoeira de Quilombo realizou uma apresentação durante uma feira, de responsabilidade do IFPI, no dia 29 de novembro de 2023. A organização do movimento disse que um dos professores do Instituto teria reclamado sobre o volume do som, utilizando termos racistas.

“Segundo ele, essa macacada, ele usou exatamente essa expressão, além de outras em desrespeito ao som/à música, estava fazendo muito barulho, impedindo a execução do seu trabalho”, pontuou.

Um dos representantes do Capoeira de Quilombo, que preferiu não se identificar, comunicou o fato ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI). O grupo repudiou a atitude do professor e protocolou uma denúncia no Ministério Público do Piauí (MP-PI).

“Nós do grupo nos sentimos ofendidos e desrespeitados com tal atitude vinda de alguém que deveria ser um exemplo de respeito ao próximo, estamos aguardando as medidas que serão tomadas a respeito deste ato criminoso, ressaltamos que o Grupo tem uma parceria de muitos anos com o IFPI – Campus São João do Piauí, e que não queremos que a mesma seja prejudicada pelo fato ocorrido”, concluiu.

Ao Portal ClubeNews, o advogado Otoniel Bisneto, que faz a defesa do professor, informou que aguarda os autos do processo para efetivar a defesa técnica, mas, desde já, coloca que está “acontecendo uma espetacularização de pessoas que desejam alçar voos mais altos utilizando a imagem de terceiros no município afastado da capital”.

“Querem ocupar espaço midiático utilizando de expedientes nada republicanos que comprometem a imagem e a moral de quem não nenhuma conduta desabonadora”, disse ao portal.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: grupo, professor, capoeira