Professor do Instituto Federal do Piauí é afastado por suspeita de violência sexual contra ex-aluna

14/09/2023 09h15


Fonte G1 PI

Imagem: Kemmido/FreepikProfessor no Instituto Federal do Piauí é afastado por suspeita de violência sexual contra ex-aluna.(Imagem:Kemmido/Freepik)Professor no Instituto Federal do Piauí é afastado por suspeita de violência sexual contra ex-aluna.

Um professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) de Angical do Piauí, a 124 km Teresina, foi afastado cautelarmente por 120 dias suspeito de violentar sexualmente uma ex-aluna da instituição. O nome do professor não foi divulgado. Segundo a administração, um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado para apurar a conduta do servidor.

Na quarta-feira (13), alunos do campus de Angical espalharam cartazes pela instituição e fizeram pichações em protesto contra os fatos denunciados. Em um dos cartazes estava escrito: "Oi, vítima, você não foi a primeira, e nem será a última. Aguarde que daqui a 120 dias eu tô de volta".

O servidor é professor de história no IFPI, por meio de nota o instituto informou que repudia atos de assédio, importunação e manipulação por meio das relações de poder.

Confira a nota do IFPI:

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) tomou conhecimento de uma denúncia de violência sexual contra uma ex-aluna do Campus Angical. Após a formalização da denúncia junto à Corregedoria do IFPI, a instituição instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o caso e a conduta do servidor envolvido. Além do PAD, a Reitoria do IFPI realizou o afastamento cautelar do servidor por 120 dias.

Reforçamos que o IFPI repudia atos de assédio, importunação e manipulação por meio das relações de poder e ressalta que estas práticas não condizem com as diretrizes da instituição, que preza pela ética, respeito e segurança de todos os seus alunos, servidores e colaboradores.

Reafirmamos o nosso compromisso em combater a naturalização das violências e dos abusos de poder dentro e fora das instituições de ensino.

Todo e qualquer estudante ou servidor que passar por este tipo de situação dentro do IFPI deve formalizar denúncia através da Ouvidoria, pelo telefone (86) 3131-1474 ou pelo e-mail ouvidoria@ifpi.edu.br ou procurar a equipe multidisciplinar dos campi, formada por profissionais aptos a ouvirem e realizarem acompanhamentos necessários como forma de garantir amparo às vítimas deste tipo de situação. 


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui