Professor assiste à missa embaixo da mesa do altar para pagar promessa

07/10/2015 13h57


Fonte G1 PI

É comum, na hora de pagar uma promessa, pessoas entrarem na igreja de joelhos, andar a pé por quilômetros até chegar a um santuário ou até mesmo fazer jejum. Muito diferente e um pouco curiosa é a forma como o professor piauiense José Moura Santos Júnior, de 39 anos, faz sua penitência: ele assiste às celebrações das missas embaixo da mesa do altar.

Casado e pai de dois filhos, o professor e psicopedagogo, morador do município de São Francisco do Piauí, a 317 km da capital, segue a tradição de assistir à missa do santo padroeiro do qual ele é devoto. Ele conversou com o G1 e disse que tudo começou quando foi agraciado por bênçãos de São Francisco de Assis há cinco anos.

"Há alguns anos minha mãe estava com a saúde muito debilitada. Ela adoeceu, foi diagnosticada com hipertensão e diabetes, além de vários outros problemas. Na época, eu me apeguei a São Francisco e pedi que ele trouxesse a saúde da minha mãe de volta. E se ele atendesse a minha oração eu rezaria as 10 missas que são realizadas durante os festejos, embaixo da mesa do altar", contou.

Imagem: G1 PIProfessor assiste à missa embaixo da mesa do altar para pagar promessa(Imagem:G1 PI)

Tanta fé e devoção valeram a pena. Além da promessa inusitada de assistir às missas de uma forma curiosa, o professor José ainda passou um ano inteiro vestindo roupas marrons, a exemplo de São Francisco de Assis. Ele contou que no início as pessoas chegaram a estranhar, mas ele não se importava porque era a sua fé sendo evidenciada.

"Eu falei com o padre sobre o meu pedido, e ele não me restringiu. Contei para ele: Padre, tenho essa promessa a pagar e eu preciso cumpri-la. E ele me atendeu e acolheu o meu pedido. Não atrapalhava a celebração. Eu ficava sentado no chão, quando fosse ficar sentado, e depois ficava de joelhos quando fosse pra ficar em pé",
contou.

O pároco da cidade, padre Vinícius José de Madeira, disse que o fiel passa as noites de festejo assistindo à missa embaixo da mesa, fato esse que fez o sacerdote admirar a fé do professor.

"Já está com alguns anos que ele faz isso e o pessoal da cidade leva com naturalidade porque já estão acostumados com a promessa. Ele não atrapalha de forma alguma, participa e não tenho dificuldades em celebrar. É uma atitude muito bonita, primeiro porque mostra a fortaleza da fé, que é muito grande, pautada nos princípios cristãos da igreja católica e eu fico muito feliz de saber que ainda tem gente que mostra uma dedicação tão grande assim",
disse.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: padre, igreja, missa