Procon autua postos de combustíveis cobrando preços diferenciados no PI

09/07/2016 09h00


Fonte G1 PI

Três postos de combustíveis em Teresina foram autuados esta semana por cobrar preços diferenciados nas compras à vista e no cartão. O flagrante aconteceu durante a força-tarefa realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), em parceria com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e outros órgãos.

Segundo o coordenador do Procon no Piauí, Nivaldo Ribeiro, 64 postos de combustíveis foram fiscalizados no período de 5 a 7 de julho. Dos 10 estabelecimentos autuados, os fiscais interditaram três por vender gasolina com etanol acima do permitido e comercializar gás de cozinha sem autorização.

"É preciso lembrar que os postos de combustíveis reincidentes nestes crimes podem ser fechados ou multados de R$ 500 a R$ 6 milhões. No caso dos estabelecimentos com cobrança diferenciada, um deles já foi flagrado outra vez com a mesma prática, por isso abrimos um processo administrativo e o dono deve apresentar defesa em 15 dias",
revelou o coordenador.

Imagem: Fernando Brito/G1ANP e Procon fizeram fiscalização na Zona Norte de Teresina.(Imagem:Fernando Brito/G1)ANP e Procon fizeram fiscalização na Zona Norte de Teresina.

Outra infração recorrente de Teresina refere-se a falta de licença ambiental. Ao todo, 90% dos postos fiscalizados foram notificados e devem regularizar a situação em até 30 dias.

"Com esta força-tarefa queremos mostrar que estamos de olho no desrespeito ao consumidor. Queremos que os donos de postos procurem não enganar o cliente, ofereçam um serviço de qualidade para não ser punido. Vamos continuar com esse tipo de fiscalização em Teresina e pretendemos estender para o interior do estado também",
informou Nivaldo Ribeiro.

O coordenador acrescentou que o próprio consumidor pode denunciar os casos de irregularidades em postos de combustíveis no site ou telefone do Procon.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: postos, consumidor, procon