Primeiro turno das eleições 2022 aconteceu de forma tranquila no Piauí, diz secretário de segurança

04/10/2022 09h22


Fonte G1 PI

Imagem: Andrê Nascimento/ g1 PIPrimeiro turno das eleições 2022 aconteceu de forma tranquila no Piauí, diz secretario de segurança.(Imagem:Andrê Nascimento/ g1 PI)Primeiro turno das eleições 2022 aconteceu de forma tranquila no Piauí, diz secretario de segurança.

Segundo a secretária de segurança do Piauí, o primeiro turno das eleições 2022 foi um dos mais tranquilos com relação a ocorrências policiais. Ao todo foram 5 procedimentos policiais instaurados em todo o Piauí.

Em um dos casos, em São José do Piauí, uma pessoa foi presa suspeita de crime de compra de votos. Nos demais casos, de menor gravidade, os suspeitos foram conduzidos para as delegacias e tiveram de assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Segundo o balanço da Secretaria de Segurança, foram registrados cinco casos de crime eleitoral:
  • Oeiras: Boca de urna (TCO);
  • São José do Piauí: compra de voto/promessa;
  • Cabeceiras do Piauí: desordem na seção eleitoral;
  • Alegrete do Piauí: violação de sigilo do voto;
  • Milton Brandão: Desobediência eleitoral;
Segundo o secretário estadual de segurança, coronel, o policiamento para o primeiro turno das eleições começou ainda em abril, com reuniões com o Tribunal Regional Eleitoral, e em agosto com a equipe econômica do Governo.
Imagem: Andrê Nascimento/ g1 PI  Coronel Scheiwann Lopes, comandante geral da Polícia Militar do Piauí.(Imagem:Andrê Nascimento/ g1 PI ) Coronel Scheiwann Lopes, comandante geral da Polícia Militar do Piauí.

Com o planejamento antecipado, os policiais militares puderam transferir seus domicílios eleitorais para a cidade onde estariam de plantão, possibilitando que eles votassem onde estavam.

Ao todo, mais de 5100 policiais militares foram deslocados pelo estado durante o primeiro turno. O comandante da PM, coronel Scheiwann Lopes, disse ainda que, para 2º turno das Eleições 2022, o planejamento policial permanece o mesmo.

"Em time que está ganhando não se mexe. É só repetir o que foi feito, e corrigir os erros que houveram. As eleições, as urnas, serão nos mesmo locais, então vamos manter o mesmo quantitativo [de policiais]", comentou o coronel Scheiwann Lopes.

Outras ocorrências
Imagem: Polícia FederalPolícia Federal registra cinco casos de crimes eleitorais no Piauí.(Imagem:Polícia Federal)Polícia Federal registra cinco casos de crimes eleitorais no Piauí.

Outros oito casos de crimes eleitorais foram registrados pela Polícia Federal e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

Cinco deles foram registrados pela Polícia Federal:
  • Em Corrente: uma pessoa presa suspeita de boca de urna. O suspeito teve de assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
  • Em Picos e São Raimundo Nonato: duas pessoas presas por violar o sigilo do voto. Duas investigações foram instauradas para apurar os casos.
  • Em Bom Jesus: um flagrante de transporte ilegal de eleitores
  • Em Piripiri, os policiais receberam uma denúncia de crime de coação para votar. Uma investigação foi aberta para apurar o caso.
Durante a tarde de domingo (2), o juiz Sebastião Firmino Lima Filho, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) divulgou que haviam sido registradas as três seguintes ocorrências:
  • Em São Miguel do Fidalgo, houve apreensão de santinhos, o que caracteriza como propaganda eleitoral. Foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e a pessoa foi detida.
  • Em Alegrete do Piauí, houve uma denúncia de compra de voto. Foi registrado um TCO e a pessoa envolvida foi presa.
  • Em Fronteiras, uma pessoa foi presa após realizar ou ter tentado fazer uma selfie na cabine de votação.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook