Primeiro dia de "B-R-O bró" no PI promete temperaturas de até 39º, baixa umidade e poucos ventos

01/09/2020 15h05


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/G1Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, em Teresina. Capital tem previsão máxima de 38º nesta terça-feira (1).(Imagem:Lucas Marreiros/G1)Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, em Teresina. Capital tem previsão máxima de 38º nesta terça-feira (1).

Nesta terça-feira, 1º de setembro, tem início o período mais quente do ano no Piauí, conhecido como "B-R-O bró" (em referência à última silaba dos meses em que acontece), e a meteorologia prevê temperaturas de até 39º e baixa umidade. Além disso, a previsão é de ventos fracos ou moderados.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), por enquanto, as temperaturas previstas para o período estão dentro da normalidade. O que preocupa é a baixa umidade no ar.

“Observamos que a umidade está mais baixa este ano. Nessa segunda foram registrados valores muito baixos e isso começou desde junho", informou a gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa.

Segundo o boletim emitido pela Semar, a tendência para os próximos três dias é de baixa umidade em todo o estado, principalmente na região Sudoeste, com média em torno de 15% nesta terça (1) e quarta (2).

Em Teresina, a previsão de máxima para esta terça (1) é de 38º com ventos fracos/moderados. Parnaíba, no Litoral, tem a mesma previsão de temperatura máxima, com ventos fracos e/ou moderados com rajadas.

A máxima para região Norte e Centro-Norte do Piauí é de 39º. Na Sudeste são previstos 37º, enquanto na Sudoeste a previsão é de 38º.

Um sol para cada um


Para amenizar os efeitos do "B-R-O bró", a recomendação é sombra e muita água. Segundo especialistas, as queimadas agravam a sensação de calor e prejudicam ainda mais quem sofre de problemas respiratórios.

O médico Erik Barros, especialista em otorrinolaringologia, recomenda alguns cuidados que devem ser tomados durante esse período e algumas medidas que podem amenizar os efeitos das queimadas. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: umidade, moderados, fracos