Primeira superlua de 2023 é vista no Piauí; veja fotos

03/07/2023 19h28


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução /TV ClubeSuperlua é vista no Piauí.(Imagem:Reprodução /TV Clube)Superlua é vista no Piauí.

Na noite desta segunda-feira (3) a lua ficou maior e mais brilhante. Trata-se da superlua, fenômeno registrado pela primeira vez neste ano. A superlua pôde ser observada por vários lugares do mundo, inclusive, no Piauí.

Polêmica

A lua vista nesta segunda (3) está sendo alvo de divergências de classificação, já que diferentes entidades consideram critérios distintos para determinar se tivemos uma "superlua" ou apenas uma clássica lua cheia.

A Nasa considerou o satélite natural da Terra desta segunda como uma superlua. Porém, para o calendário astronômico do Observatório do Valongo, o Observatório Nacional e o Observatório Real de Greenwich, por exemplo, as superluas serão registradas neste ano somente em 1º de agosto e 30 de agosto.
Imagem: Reprodução /TV ClubeFenômeno foi registrado nesta segunda-feira (3).(Imagem:Reprodução /TV Clube)Fenômeno foi registrado nesta segunda-feira (3).

Sobre a superlua

A superlua ocorre quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu (quando ela está mais próxima da Terra), o que resulta em uma lua cheia ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais.

Esse período é chamado de perigeu porque o nosso satélite natural aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.

A expressão "superlua" não tem exatamente uma definição astronômica. Um astrólogo inventou essa palavra, que ficou famosa. Foi o Richard Nolle, em 1979.

Por causa disso, alguns sites de astronomia começaram a usá-la. No entanto, como esse não é um conceito importante para o campo, sua definição não é aceita por todos e seus critérios de classificação não são um consenso.



Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: superlua, brilhante, cheia