Primeira etapa do Porto Piauí será inaugurada com exposição e shows gratuitos na quarta (13)

06/12/2023 14h32


Fonte Governo do Piauí

O Piauí entra em contagem regressiva para a inauguração do Complexo Porto Piauí, em Luís Correia, uma das obras mais importantes e aguardadas da história do estado. No dia 13 de dezembro, quando é comemorado o Dia do Marinheiro, o governador Rafael Fonteles entrega a primeira etapa desta obra projetada há mais de 100 anos e que agora se torna realidade com a atracagem de um navio da Marinha do Brasil. O Porto Piauí irá fortalecer diversos setores econômicos e atrair novos investimentos para o estado, com geração de novas oportunidades de negócios e de emprego e renda.

Na primeira etapa será entregue o canal de acesso; a retroárea, que consiste na área imediatamente após o cais; a urbanização da via; o ambiente de acesso (portal), onde será construído o centro administrativo do porto. Essa etapa também contempla o pátio de contêiner e o pátio de mercadorias em geral, que estão com obras avançadas para a inauguração no dia 13.
Imagem: DivulgaçãoServiço de dragagem no Porto Piauí.(Imagem:Divulgação)Serviço de dragagem no Porto Piauí.

Na ocasião, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOr) fará a entrega da Declaração de Terminal de Uso Privado (TUP) e documentos formais dos primeiros negócios do TUP: o terminal de grãos e fertilizantes e o projeto de hidrogênio verde (H2V). "A Declaração de Terminal de Uso Privado é o registro de nascimento do porto. O nosso porto é uma obra que vai gerar divisas para todo o Piauí", explica o presidente da Investe Piauí (Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí), Victor Hugo Almeida.

O governador Rafael Fonteles disse estar feliz em entregar essa obra sonhada por tantas gerações, que é de importância vital para o desenvolvimento econômico do estado. "Esse investimento é estratégico, pois conseguimos superar esse desafio de entregar essa primeira etapa. Claro que teremos várias outras etapas, novos terminais a tipos de mercadorias a serem transacionadas pelo porto. Mas esta é a primeira grande vitória na infraestrutura portuária do estado, com investimento de mais de R$ 150 milhões, recursos do Governo do Estado, para conclusão dessa obra que está sendo construída", disse.

Para celebrar o momento histórico, o Governo do Piauí preparou uma festa comemorativa com shows de Teófilo Lima, Dudu Nogueira e Xandy Avião, que acontecerão no entardecer do dia 13, logo após a solenidade que dará por inaugurada a primeira etapa do Porto Piauí. Segundo a organização do evento, toda a infraestrutura do local foi projetada para garantir o conforto e a segurança de todos os participantes.

Os portões serão abertos às 14h e a solenidade oficial com a presença de autoridades e representantes do setor industrial está programada para às 15h. Logo depois, por volta de 16h, tem início os shows de artistas regionais e nacionais.

Exposição “Nasce o Porto”

Próximo à área do evento, o público também terá oportunidade de conferir a exposição "Nasce o Porto", que destaca os marcos históricos e os desafios enfrentados ao longo de várias décadas, oferecendo uma visão abrangente da evolução do Porto Piauí.

Segundo os organizadores do evento, ao percorrer a exposição, os visitantes terão a oportunidade de explorar uma linha do tempo que remonta aos primeiros estudos do terminal, ainda no período imperial.

O público presente também poderá assistir a um documentário que destaca a importância crucial do Porto Piauí, com imagens exclusivas, entrevistas e narrativa. O documentário permite aos visitantes compreender plenamente o impacto e a relevância dessa obra para a região.

Além da exposição e do documentário, será disponibilizada uma sala interativa que oferecerá aos visitantes a chance de mergulhar ainda mais na experiência. Equipada com espaços instagramáveis, a sala permitirá que os participantes capturem e compartilhem os momentos enquanto exploram as diferentes fases do desenvolvimento do terminal. Ao final da exposição, os visitantes serão levados a um espaço imersivo que oferece uma experiência sensorial.

A exposição seguirá aberta ao público nos dias 13 a 17/12, 21 a 24/12 e 28 a 30/12, nos horários de 9h às 12h e 14h às 17h.


Tópicos: porto, obra, terminal