PRF e ICMBio combatem caça ilegal e tráfico de animais no Piauí e Ceará

16/05/2023 16h08


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPRF e ICMBio combatem caça ilegal e tráfico de animais no Piauí e Ceará(Imagem:Divulgação)PRF e ICMBio combatem caça ilegal e tráfico de animais no Piauí e Ceará

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com o Parque Nacional de Sete Cidades e a Área de Proteção Ambiental Serra da Ibiapaba, realizou a Operação Outono 2023. O principal objetivo dessa operação foi combater a caça ilegal e o tráfico de animais nos estados do Ceará e do Piauí. A ação ocorreu entre os dias 8 e 12 de maio e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que auxiliou nas atividades de fiscalização e no combate aos crimes ambientais. Os municípios abrangidos pela operação foram Piracuruca, Brasileira, Piripiri e Pedro II, no Piauí, e Viçosa do Ceará e Granja, no Ceará.

A PRF, que tem entre suas atribuições a fiscalização das rodovias federais e a proteção do meio ambiente, desempenhou um papel fundamental na Operação Outono 2023, realizando rondas ostensivas em pontos estratégicos, onde foram identificados casos de caça e tráfico de animais silvestres.

Graças à atuação conjunta do ICMBio e da PRF, durante os cinco dias de operação foram resgatadas 80 aves silvestres, que estavam sendo mantidas em cativeiro ilegalmente. Pelo menos 5 pessoas foram autuadas por manter as aves em cativeiro, sem qualquer permissão, licença ou autorização do órgão ambiental competente para tal, e se comprometeram a comparecer em audiência judicial para responder pelos delitos.

A Operação Outono 2023 é um importante passo para a preservação do meio ambiente na região da Serra da Ibiapaba, que abriga uma rica biodiversidade e é uma das principais áreas de preservação ambiental do país. A colaboração entre o ICMBio e a PRF demonstra a importância da união de esforços entre as instituições para combater a caça ilegal e o tráfico de animais silvestres, que representam uma grande ameaça à fauna e flora brasileiras. A PRF reforça seu compromisso com a proteção do meio ambiente e seguirá colaborando com as operações de fiscalização e combate aos crimes ambientais em todo o país.