Previsão indica retorno das chuvas em Teresina e Defesa Civil reforça alertas
13/01/2026 10h53Fonte Cidade Verde
Imagem: Reprodução

Após dias de tempo seco e calor intenso, o cenário climático no Piauí começa a apresentar sinais de mudança. A previsão meteorológica indica que as chuvas devem retornar de forma gradual a partir da segunda quinzena de janeiro, marcando o fim do chamado veranico – período de estiagem que ocorre dentro da própria estação chuvosa.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, as mudanças já devem ser perceptíveis nos próximos dias. Segundo ele, a transição será progressiva e mais evidente após o dia 15 de janeiro.
“Agora, a partir deste final de semana, após o dia 15, a gente já começa a ver uma mudança muito significativa no céu. De manhã ainda amanhece com nuvem, mas à tarde limpa, então vocês vão começar a ver no final da tarde nuvens, as primeiras chuvas, a quebra do veranico, que é mais importante. Elas se intensificam após o dia 20, mas, imediatamente ao dia 15, o teresinense vai poder se deleitar com algo sereno, alguma garoa localizada e, progressivamente, essas chuvas vão ganhando volume”, explicou.
Apesar do cenário positivo para o alívio das altas temperaturas, a Defesa Civil reforça que o retorno das precipitações exige atenção da população, especialmente em áreas urbanas suscetíveis a alagamentos e descargas elétricas.
“Agora vale a regra de segurança, principalmente para você que transita por áreas que facilmente alagam, e nós temos muitas na nossa capital. Você que está em áreas abertas, saia de área aberta por causa dos raios, muito cuidado com as árvores, com a rede elétrica, critérios clássicos de segurança para se manter seguro e preservar também o seu patrimônio”, alertou Costa.
O órgão orienta que os moradores acompanhem as atualizações climáticas e adotem medidas preventivas durante eventos de chuva forte, evitando riscos desnecessários e preservando a integridade física e material.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui









