"Preta imunda": menina de seis anos sofre racismo em Bom Jesus, no Sul do Piauí

11/03/2023 21h29


Fonte Portal Ponto X

Imagem: Divulgação/redes sociaisNicole, filha de seis anos de Sintia Guedes, sofreu racismo em José de Freitas ? Foto: d(Imagem:Divulgação/redes sociais)Nicole, filha de seis anos de Sintia Guedes, sofreu racismo em José de Freitas.

O desabafo de uma mãe sobre um caso de racismo ocorrido durante um evento de uma empresa na cidade de Bom Jesus, no Sul do Piauí, chamou a atenção nas redes sociais, após ela realizar uma live no Instagram para contar como tudo aconteceu. A mãe da criança informou que está vai entrar com uma ação na justiça por crime de racismo.

O caso aconteceu durante o evento de uma empresa de implementos agrícolas na cidade de Bom Jesus. De acordo com a mãe da criança, Sintia Guedes, ela soube da discriminação apenas sete dias após o evento. Sintia é empresária do ramo de cerimonial de eventos.

Conforme ela relata no vídeo, várias crianças brincavam em um local reservado durante o evento, quando começou uma brincadeira com água e a mãe de uma das crianças ofendeu a filha dela ao chamá-la de “preta imunda”.

No vídeo, a mãe afirma que dói ver a filha sofrer esse tipo de preconceito. “Uma pessoa que diz que é mãe, virar para uma criança inocente, no meio de um grupo e ofender chamando de preta imunda, para mim uma pessoa dessa não passa de um lixo”, desabafa Sintia Guedes.

RELATO DA FILHA

“Isso me pegou de surpresa, sempre vi esse tipo de preconceito na televisão, mas é muito difícil quando chega dentro da nossa casa, com nossos filhos, dói gente”,
completou. A mãe falou ainda que teve uma conversa descontraída com sua filha e a criança confirmou o caso. Outra pessoa também havia alertado Sintia sobre o caso de racismo.

A vítima, de apenas 6 anos, disse à mãe que explicou para a mulher acusada que havia molhado o filho dela. Porém, a mãe do menino não acreditou, a chamou de “preta imunda” e disse ainda que aquele não era lugar para ela.

Sintia Guedes ressaltou que um advogado cuida do caso e todas as providências possíveis serão tomadas. Ela disse ainda que está revoltada com a situação e irá registrar um Boletim de Ocorrência por crime de racismo.

APOIO

A mãe recebe várias mensagens de apoio nas redes sociais. O caso revoltou a população de Bom Jesus e região. “Racismo é crime! Você fez muito bem em compartilhar esse acontecimento para que sirva de exemplo para outras pessoas não cometerem esse tipo de crime horrível, ainda mais contra uma criança. Parabéns por ter a coragem de trazer essa discussão tão necessária nos dias atuais”, escreveu um internauta.

“Absurdo e desumano! Que Deus te conduza a tomar as medidas cabíveis! Você bem disse, @sintiaguedes1 que a justiça de Deus seja feita e que os filhos dela não sofram preconceito e nem sejam preconceituosas. #Basta Nossas crianças devem ensinadas no caminho do bem e do amor”, disse outro internauta.

A mulher acusada de racismo não teve sua identidade revelada.

LEI

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou sem vetos a Lei 14.532/23, que aumenta a pena para a injúria relacionada a raça, cor, etnia ou procedência nacional. Com a norma, esse tipo de injúria pode ser punida com reclusão de 2 a 5 anos e a pena poderá ser dobrada se o crime for cometido por duas ou mais pessoas. Antes, a pena era de 1 a 3 anos.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: crime, racismo, preconceito