Presos suspeitos provocar incêndio que destruiu mais de 10 mil hectares na Serra das Confusões

02/09/2023 08h36


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SSP-PISuspeitos de provocar incêndio de grandes proporções em Canto do Buriti são presos.(Imagem:Divulgação/SSP-PI)Suspeitos de provocar incêndio de grandes proporções em Canto do Buriti são presos.

Dois homens, um de 42 anos e outro de 46 anos, foram presos na tarde desta sexta-feira (1º) suspeitos de participarem de um incêndio de grandes proporções no município de Canto do Buriti, a 409 km de Teresina. O fogo destruiu quase 10 mil hectares, ameaçou o Parque da Serra das Confusões, a maior área de preservação de caatinga do planeta, e ainda deixou uma escola sem energia e com as aulas suspensas.
 
Os dois suspeitos foram presos em Alvorada do Gurguéia, Sul do Piauí. Eles são investigados por cometerem os seguintes crimes: organização criminosa, incêndio, destruição de florestas preservadas, dano qualificado, ameaça, posse ilegal de arma de fogo, desobediência e esbulho possessório, este último crime se caracterizando pela perda de posse ou de propriedade por meio de violência, clandestinidade ou precariedade.

De acordo com a Polícia Civil, estes crimes foram cometidos de forma organizada, constante e violenta em meio a uma disputa de terras na região.
 
Com um dos presos foram apreendidas três armas de fogo, sendo dois revólveres e uma pistola, além de diversas munições de vários calibres.

O incêndio em Canto do Buriti iniciou no dia 23 de agosto e foi controlado somente na terça-feira (29), após uma ação conjunta entre equipes que passaram por revezamentos noturnos para apagar as chamas.
 
A polícia abriu um inquérito policial para apurar a origem e as causas do fogo. No início do incêndio, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) divulgou que havia a suspeita que as chamas iniciaram por conta de uma briga entre produtores rurais da região.

Focos de incêndio no Piauí
 
O Piauí foi o quinto estado com maior número de queimadas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até o mês de agosto, o estado registou 3.274 focos de incêndio, sendo que 1.466 aconteceram apenas neste mês.
 
O Piauí enfrenta o início do período mais quente do ano. Nos últimos dias, quase todo o estado tem registado níveis baixos de umidade do ar. Com o aumento do calor, sobe também a força dos ventos, que também contribuem para os casos de incêndio.
 
Canal de atendimento
 
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) disponibilizou um canal de atendimento para casos de incêndios florestais descontrolados e fogo criminoso.

Em caso de denúncias, o canal disponibilizado pela Semarh é: (86) 9 9421-6693.
 
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: presos, estado, fogo