Preso suspeito de atirar e matar cabo da Polícia Militar em assalto na capital

11/03/2017 08h15


Fonte G1 PI

O homem suspeito de atirar e matar o cabo Valdir Mendonça do Vale, de 43 anos, foi capturado no final da tarde desta sexta-feira (10). De acordo com o delegado Francisco Costa, o Baretta, o preso estava escondido em uma casa na cidade de Timon, no Maranhão.

“A descoberta foi depois que investigadores conversaram com familiares e colheram informações de onde ele estava escondido. Agora nós consideramos como finalizado o caso. Vamos finalizar o inquérito e enviar a justiça o mais rápido possível”,
disse.

Imagem: Samantha RodriguesClique para ampliarDelegado Francisco Costa(Imagem:Samantha Rodrigues)Delegado Francisco Costa

Ainda segundo o delegado, o suspeito era o único, de um total de seis, que faltava para ser preso. O grupo é suspeito de envolvimento na morte do cabo Valdir Mendonça, morto após presenciar um assalto e tentar capturar os criminosos. Houve troca de tiros e o policial conseguiu atingir um dos assaltantes, mas o policial foi atingido por dois disparos e morreu a caminho do hospital.

Mais dois homens foram presos na noite dessa quinta-feira (9), sendo um deles o condutor da motocicleta usada durante o latrocínio. Ao todo, cinco suspeitos de envolvimento no crime já foram presos e uma adolescente foi apreendida.

“Nós já consideramos o crime elucidado, já que prendemos cinco pessoas envolvidas diretamente no crime. Faltando apenas o atirador, que também foi baleado na troca de tiros e permanece foragido”,
afirmou.

Ainda de acordo com o delegado, cada um dos membros do grupo tinha uma função específica. “A adolescente apreendida era estagiária da clínica de onde pertencia o dinheiro roubado. Ela e seu irmão, preso nessa quinta-feira (9), repassaram as informações ao grupo. O terceiro foi o que planejou o assalto e foi o olheiro, ou seja, estava na agência observando o momento em que o funcionário da clínica deixava o banco. O quarto era o piloto da moto usada no assalto e o quinto foi o atirador que matou o policial. Por fim, teve ainda um cabelereiro, que ajudou os criminosos a se esconderem após o crime”, explicou.

Vídeo do assalto

Nesta sexta-feira a polícia divulgou imagens da ação dos bandidos durante o assalto que resultou na morte da morte do cabo Valdir.

Segundo o delegado Baretta, os criminosos perseguiram o tesoureiro num mototaxi e num carro modelo Versa de cor prata. Os bandidos seguiram a vítima a partir da agência do Banco do Brasil da Frei Serafim e a agência da Avenida Jóquei Clube.

O momento em que o tesoureiro é roubado foi filmado por câmeras de segurança. Pelas imagens, é possível ver o momento em que o mototaxista para o veículo, um dos assaltantes desce da garupa, entra no carro da vítima e pega uma mochila com dinheiro. Logo em seguida, ele sobe na moto e dois fogem, a vítima sai correndo pedindo socorro.

Crime


O cabo Valdir Mendonça do Vale, de 43 anos, foi assassinado após troca de tiros com os suspeitos de assaltar o tesoureiro de uma clínica. De acordo com a Polícia Civil, o policial teria presenciado o assalto e perseguiu os assaltantes. Ao chegar na Avenida Jóquei Clube atirou na perna de um dos suspeitos, mas foi atingido por dois tiros e morreu a caminho do hospital.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: crime, cabo, assalto, suspeitos