Preso suspeito de aplicar golpes com falsos Pix em estabelecimento e causar prejuízo de R$ 3 mil no

15/07/2022 08h37


Fonte G1 PI

Imagem: Geraldo Bubniak/AENGolpe com PIX(Imagem:Geraldo Bubniak/AEN)Golpe com PIX

Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante nessa quarta-feira (13) suspeito de aplicar o golpe da falsa transferência, ou falso Pix, em um estabelecimento comercial no município de Uruçuí, a 464 km ao Sul de Teresina. As falsas transferências geraram um prejuízo de mais de R$ 3 mil ao comércio.

O rapaz, que trabalha como ajudante de pedreiro, é suspeito de aplicar o golpe desde o mês de junho no estabelecimento.

“Ele fazia os pedidos por meio do Whatsapp e encaminhava comprovantes de pagamentos, via Pix falsos”, afirmou o delegado Natan Cardoso, responsável pelo caso.

A vítima percebeu que os pagamentos feitos pelo jovem não chegavam na sua conta bancária e denunciou o caso na delegacia da cidade. Agora, a Polícia Civil investiga se o suspeito aplicou o mesmo golpe em outros locais.

Como evitar o golpe

Segundo o delegado titular da Anchieta Nery, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Internet (DRCI), o golpe do falso comprovante de pagamento é praticado há muitos anos no Brasil.

"Isso pode acontecer com pessoas físicas que fazem vendas de negociação direta em plataformas de compra e venda, e também com comerciantes que aceitam transferência bancária como pagamento, seja TED [Transferência Eletrônica Disponível], DOC [Documento de Crédito] ou Pix", afirmou o delegado.

O delegado Natan Cardoso explicou como evitar cair nesse tipo de golpe. “A pessoa sempre deve verificar se houve o efetivo pagamento através do seu aplicativo ou mesmo através das mensagens encaminhadas pelo banco ao seu celular”, disse.

Tópicos: suspeito, pagamento, golpe