Preso que fugiu da Penitenciária de Esperantina é encontrado morto

01/05/2016 08h16


Fonte G1 PI

Um dos sete presos que fugiu da Penitenciária de Esperantina foi encontrado morto no sábado (30). Segundo informações da Polícia Civil, o corpo de Weverson Rodrigues estava numa estrada vicinal próximo a rodovia estadual que liga a cidade de Piripiri ao açude Caldeirão, com várias marcas de tiro.

A polícia informou ainda que a vítima é natural da região de Piripiri e tinha muitos desafetos, pois é suspeito de vários crimes como roubo e homicídios. A Secretaria de Justiça informou que a Polícia Militar continua em diligência para tentar recapturar os outros seis fugitivos.

Imagem: Divulgação/SinpoljuspiPresos fugiram por burcao feito no teto de presídio no Piauí.(Imagem:Divulgação/Sinpoljuspi)Presos fugiram por burcao feito no teto de presídio no Piauí.

Sete presos fugiram da Penitenciária de Esperantina nessa sexta-feira (29). De acordo com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), os fugitivos abriram um buraco no teto da cela quatro do pavilhão B e depois usaram uma corda feita com lençóis para escalar o muro.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, o presídio tem capacidade para 144 presos, mas atualmente abriga cerca de 400. “Nosso sistema prisional é uma bomba que já começa a explodir. O sistema prisional vive com uma superlotação e falta de estrutura, pois podem ser constatadas pelas inúmeras fugas e tentativas ocorridas. Além disso, tem a questão de mortes dentro da unidades prisionais”, disse Holanda.

Outras fugas

No dia 12 desse mês 15 presos fugiram da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, após cavarem um túnel no banheiro do pavilhão anexo. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, esta é a quinta fuga registrada somente este ano no presídio, que teve também 45 tentativas de fuga abortadas.

Tentativas de fuga


No dia 9 do mesmo mês, detentos da Penitenciária Irmão Guido fizeram um buraco na parte superior da gaiola que dá acesso à laje, mas foram interceptados pelo policial militar que estava de plantão. A fuga foi abortada.

Ainda na mesma data, outra tentativa foi registrada na Casa de Custódia, também em Teresina. Os agentes de plantão encontraram um túnel sendo aberto no pavilhão G. Ao prosseguirem com a vistoria, outro túnel foi localizado dentro do pavilhão F. No entanto, após a contagem dos presos ficou constatado que nenhum preso conseguiu fugir.

Motim em Parnaíba

Também no dia 9 de abril, detentos da Penitenciária Mista de Parnaíba, no Litoral do Piauí, realizaram um motim na unidade prisional. Segundo a direção do presídio, presos de sete alas da penitenciária se amotinaram e atearam fogo em colchões e outros objetos. Nenhum preso ficou ferido.

Em dezembro do ano passado, a mesma penitenciária foi alvo de incêndio durante um motim. Em ambos os casos, parte da estrutura da unidade foi queimada pela ação dos detentos.

O Corpo de Bombeiro foi acionado para controlar o fogo. A Tropa de Choque, Forças Táticas da Polícia Militar, Bope, Rone também foram chamadas. A Secretaria de Justiça (Sejus) disponibilizou o Comando de Operações Prisionais (COP) para garantir segurança à unidade.Efetivos da PM e da Rone de Teresina também deram suporte.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: presos, detentos, fuga, motim