Presídio é inaugurado de forma emergencial após superlotação na Central de Flagrantes

14/09/2017 09h21


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SejusPresídio de Campo Maior foi inaugurado durante a madrugada desta quinta-feira.(Imagem:Divulgação/Sejus)Presídio de Campo Maior foi inaugurado durante a madrugada desta quinta-feira.

A Secretaria de Justiça (Sejus) do Piauí realizou a inauguração emergencial da Penitenciária Nelson Mandela, em Campo Maior, e começou a receber os primeiros presos na madrugada desta quinta-feira (14). A unidade tem capacidade para 160 detentos e estava prevista para ser aberta em outubro, mas foi antecipada devido a superlotação na Central de Flagrantes de Teresina.

Desde o dia 11 deste mês, agentes peninteciários se recusam a receber detentos no sistema prisional devido à greve da categoria. Diante do impasse, a Central de Flagrantes da capital chegou a registrar 67 presos nesta quarta-feira (13), tendo capacidade para apenas 25.

"Em vista dos acontecimentos recentes inauguramos a penitenciária de Campo Maior. É uma unidade com ótimas condições de infraestrutura e a ideia é ir gradativamente desafogando a Central de Flagrantes de Teresina e Parnaíba", destacou o secretário de justiça, Daniel Oliveira.

Devido à greve dos agentes penitenciários, os presos estão sendo custodiados pelos policiais militares. O presidente do Sindicato dos Agentes Penintenciários do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto, repudiou e classificou como crime a ação de segurança adotada.

A Secretaria de Justiça também entrou com o pedido de ilegalidade da greve dos agentes, mas foi recusado pelo Tribunal de Justiça do Piauí. "Infelizmente estamos no impasse com os grevistas. Os agentes penitenciários do Piauí recebem os melhores salários do país, tiveram inúmeros reajustes salariais e o governo não tem condições de dar nenhum tipo de aumento", alegou o secretário.

A Secretaria de Justiça planeja uma reunião nesta quinta-feira (13), com o secretário de segurança e delegado geral para tratar sobre a transferência de presos e cumprimento de ordens judiciais.