Presidente do TJPI cita justiça mais acessível ao cidadão como prioridade

07/01/2023 09h22


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoPresidente do TJPI cita justiça mais acessível ao cidadão como prioridade(Imagem:Reprodução)Presidente do TJPI cita justiça mais acessível ao cidadão como prioridade

A Corte do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) tem novo presidente. O cargo passou a ser ocupado pelo desembargador Hilo de Almeida Sousa, que tomou posse na noite desta sexta-feira (06). Também foram empossados o Vice-presidente (desembargador Manoel de Sousa Dourado), o Corregedor Geral da Justiça (desembargador Olímpio José Passos Galvão), o Corregedor extrajudicial e Diretor da EJUD (desembargador José Ribamar Oliveira) e o Ouvidor-geral da Justiça (desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho).

Antes do discurso oficial, o novo presidente atendeu jornalistas em coletiva de imprensa, momento em que destacou o avanço dos sistemas de tecnologia e acesso à justiça em todo o interior do estado como uma das prioridades de sua gestão.

Após o ato formal de posse, o desembargador Hilo de Almeida Sousa fez um discurso apresentando como deve ser, em linhas gerais, a administração da Justiça Estadual neste biênio. Ele evidenciou a necessidade de as instituições reforçarem a defesa da cidadania, da democracia e a priorização do diálogo.

“A missão agora é urgente, unir esforços para trabalharmos. Precisamos de união, harmonia, segurança e, sobretudo, do diálogo, não só entre as instituições, mas entre as pessoas. Nos últimos anos, o Tribunal tem dado passos importantes e que já foram atestados pelo CNJ com a premiação do Selo Prata. Teremos, assim, uma gestão pautada nas metas do CNJ. Dentre as linhas de atuação, destaco uma prioritária, que é maximizar o acesso à justiça”, disse o presidente.

O chefe do Poder Judiciário também mencionou a relevância da atuação dos órgãos das três esferas de Poder de forma integrada. O magistrado pontuou, ainda, outras prioridades, como o investimento na ampliação das secretarias unificadas, ações de sustentabilidade e na área da regularização fundiária.

“São muitas sementes que teremos que plantar, para que a colheita seja feita em um futuro bem próximo. Agradeço a todos que fazem o Tribunal de Justiça do Piauí e a todos os piauienses que não puderam presenciar aqui este momento”, finalizou o novo presidente do TJPI, desembargador Hilo de Almeida.

DISCURSO FINAL

“Encerro, portanto, com a sensação de dever cumprido”. Assim, o desembargador José Ribamar Oliveira concluiu discurso em que fez um resumo de suas ações à frente do TJ-PI no biênio 2021/2022, destacando o avanço do Judiciário em todas as diretrizes de sua gestão: Diretriz Estratégia, Diretriz Inovação, Diretriz Eficiência, e Diretriz Resolutividade.

“Tivemos resultados exitosos, de modo a alcançar as metas do CNJ e a reposicionar o TJ-PI no cenário nacional. Aumentamos a produtividade de magistrados e servidores, avançamos em tecnologia, construímos obras e outras foram iniciadas. Evoluímos no maior indicador que mede a efetividade dos tribunais e avançamos dez posições em relação aos anos anteriores. Reforçamos nossa relação institucional. Enfim, transformamos o presente, de olho no futuro. O trabalho em equipe nos trouxe vitórias, vitórias de todos. Encerramos esta missão com o coração feliz”, assinalou o desembargador José Ribamar Oliveira.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: tribunal, discurso, justi?a