Presidente do CRM-PI propõe interdição ética na maternidade Evangelina Rosa

14/06/2018 09h00


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliarPresidente do CRM-PI propõe interdição ética na maternidade Evangelina Rosa(Imagem:CidadeVerde.com)

A presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), Miriam Parente, propôs uma intervenção ética na maternidade Dona Evangelina Rosa após uma fiscalização que apontou o risco considerável de aumento de infecção hospital. Se aprovada, médicos e enfermeiros de alguns setores vão paralisar as atividades.

"Infelizmente, temos que tomar uma medida mais drástica. O que podemos fazer como principal agora é um indicativo de interdição ética. Vamos levar isso a plenário em reunião extraordinária para decidir. Se aprovado haverá paralisação setorial dos médicos e enfermeiros",
explica Parente.

A fiscalização foi realizada pelo CRM-PI em parceria com o Coren-PI e o Ministério Público. Para Mirian Portela a situaçãi é de caos e precisa ser solucionada com urgência. Entre os problemas diagnosticados estão a falta de medicamentos, insumos e até sabonete líquido para higienização das mãos.

"Um dos pontos que nos chamou atenção foi a facilidade do aumento do risco de infecção hospitalar. Em muitos locais, falta papel toalha para a higienização das mãos e os profissionais estavam lavando as mãos só com água ou com sabão diluído, o que não é adequado. Falta papel toalha [...] o piso em muitos locais estava descolando ou afundando e se cai sangue no chão durante o parto, por exemplo, é difícil a higienização. É uma situação de caos é preciso resolver isso com urgência", finaliza Mirian Parente.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook