Prefeitura de Teresina suspende contratos com ONGs e associações de projetos culturais

12/05/2021 18h10


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO vice-prefeito de Teresina e secretário municipal de Finanças, Robert Rios (PSB), afirmou que os serviços não serão descontinuados na capital e que a prefeitura vai assumir, de ma(Imagem:Reprodução)
A Prefeitura de Teresina anunciou nessa terça-feira (11) a suspensão de contratos com ONGs e associações que fazem a gestão de vários projetos culturais da capital. A orquestras, grupos de dança e escolas de música foram diretamente afetados com a decisão.

De acordo com prefeitura, a mudança deve gerar economia ao município, mas ainda não tem um projeto para manter as iniciativas artísticas funcionando. O projeto ainda deve ser elaborado, enviado para a Câmara Municipal de Teresina e só após a aprovação poderá atender aos artistas e estudantes de escolas públicas beneficiados.

Entre as entidades afetadas estão: Balé da Cidade, Orquestra Sinfônica, Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos, Orquestra de Violões de Teresina, Banda 16 de Agosto, Projeto Orquestra Escola, Projeto Violão nas Escolas e Projeto Banda Escola.

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina, João Henrique Vieira, explicou que a decisão vai afetar negativamente os profissionais da cultura da capital.

"Fomos pegos de surpresa. O conselho não foi consultado e nem sequer informado oficialmente. Um trabalhador da cultura com carteira assinada, plano de saúde, direitos garantidos, pagando INSS sair para uma relação de bolsa. Isso é benéfico?", questionou o presidente.

O vice-prefeito de Teresina e secretário municipal de Finanças, Robert Rios (PSB), afirmou que os serviços não serão descontinuados na capital e que a prefeitura vai assumir, de maneira direta, os contratos.

"As entidades vão continuar funcionando, mas numa relação direta com a prefeitura. Não precisamos de ONG, não precisamos terceirizar a prefeitura. Nós faremos a gestão direta. Vai funcionar muito melhor , nós vamos colocar muito mais dinheiro nesses projetos e não vamos mais precisar de atravessadores", disse o vice-prefeito.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook