Prefeitos do PI reclamam da falta de verba para combater aedes aegypti

08/12/2015 08h58


Fonte G1PI

Em pleno surto de microcefalia na região Nordeste e de alta no número de casos de dengue e do zika vírus, os prefeitos do Piauí reclamam da falta de verba para intensificar as ações de combate ao mosquito aedes aegypti. Além disso, os municípios ainda sofrem com o baixo número de agentes de endemias e larvicidas, produto colocado na água parada para eliminar as larvas.

“É de fundamental importância o remédio para poços e em recipientes que acumulem água. Só dessa forma as larvas poderão ser combatidas. Com a falta do larvicida dificulta um pouco mais no combate”, disse Zeca Fortes, agente de endemias.

O Piauí já registrou somente este ano 7.534 casos de dengue. Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí, mesmo com o número houve uma redução de 0,4% se comparado ao ano passado. No estado também foram notificados também dois casos de chikungunya, três de zika vírus e 36 casos de microcefalia.

Com os problemas de falta de larvicidas e verba para intervir, as autoridades da saúde temem que possam aumentar. Na cidade de Altos, a 37 km de Teresina, existem 59 casos suspeitos de dengue, com isso o município teve que contratar mais agentes para o combate ao mosquito.

“Nesse momento não é adequado a gente reduzir o quadro de agentes, vamos manter com a ajuda da prefeitura e vamos tentar contornar a situação para que o surto da doença acabe”, falou Nery Ronney, secretário de Saúde da cidade.

Tópicos: agentes, falta, piauã­