Prefeito eleito em Juazeiro do Piauí tem candidatura indeferida e TSE convocará novas eleições

16/12/2020 14h50


Fonte G1 PI

Imagem: TSETonho Veríssimo, prefeito eleito de Juazeiro do Piauí, teve candidatura indeferida pelo TSE.(Imagem:TSE)Tonho Veríssimo, prefeito eleito de Juazeiro do Piauí, teve candidatura indeferida pelo TSE.

O prefeito eleito em Juazeiro do Piauí, Antônio José de Oliveira (PT), o Tonho Veríssimo, teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma sessão virtual realizada nessa terça-feira (15).

A decisão foi por unanimidade e Tonho Veríssimo não poderá ser diplomado. Uma nova eleição será realizada em 2021, ainda sem data prevista.

O TSE analisou um recurso que alegava a inelegibilidade de Tonho Veríssimo por ter sido condenado em 2015 por operar uma rádio clandestina. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) havia concedido a candidatura por entender que o crime não tinha relação com a Administração Pública e não constava do rol de crimes da Lei de inelegibilidades. Então, com a candidatura confirmada, Tonho Veríssimo concorreu e venceu as eleições municipais de Juazeiro do Piauí.

A decisão

O relator do processo, o ministro Mauro Campbell Marques, votou pelo indeferimento da candidatura e pela convocação de novas eleições em Juazeiro do Piauí. Ele apontou que o crime de desenvolvimento de atividades clandestinas de telecomunicações é capaz de atrair inelegibilidade por atentar contra a administração pública, no sentido de que a exploração do meios de comunicação é, monopólio da União, segundo a Constituição Federal.

Resultado das eleições

Tonho Veríssimo(PT) havia sido eleito, no dia 15 de novembro, prefeito de Juazeiro do Piauí (PI). Ao fim da apuração, ele obteve 52,25% dos votos. Foram 2.327 votos no total. O candidato derrotou Zevaldo, que ficou em segundo lugar com 44,88% (1.999 votos).

A eleição em Juazeiro do Piauí teve 11,7% de abstenção, 0,54% votos brancos e 2,69% votos nulos. Tonho Verissimo tem 55 anos, é casado, tem ensino médio completo e declara ao TSE a ocupação de empresário. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 1.812.689,70.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: votos, candidatura, tonho