Prefeito de Gilbués, no Piauí, faz apelo à população após surto de gripe: "fiquem em casa"

01/01/2022 09h01


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAmiltinho (PP), prefeito do município de Gilbués(Imagem:Reprodução)Amiltinho (PP), prefeito do município de Gilbués

O prefeito do município de Gilbués, a 798 km de Teresina, Amiltinho (PP), divulgou um vídeo em que pede que a população da cidade fique em casa durante a virada de ano. O vídeo foi gravado em frente a Unidade Hospitalar Areolino Mascarenhas Lustosa que, segundo o prefeito, está recebendo pacientes diagnosticados com síndromes gripais.

"Hoje estou aqui no Hospital Areolino Mascarenhas fazendo um apelo à população, para que fique em casa. Não saiam de casa nesses dias, porque essa gripe [H3N2] está atacando, e é uma gripe muito forte. Estão chegando muitas pessoas no hospital. Temos médicos, mas não estamos dando conta, porque estão adoecendo também", disse.

De acordo com Almitinho, o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está constantemente levando pacientes diagnosticados com a nova gripe para o hospital. No público há crianças, idosos, adultos.

O prefeito finaliza o vídeo desejando feliz ano novo para os habitantes e repetindo o pedido: "Então, faço esse apelo à população de Gilbués: fiquem em casa", diz.

Primeira morte por Influenza no Piauí

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou nesta sexta-feira (31) a primeira morte por Influenza (H3N2) no Piauí. A paciente tinha 72 anos, morava em Barras, no Norte do estado, mas estava internada no Hospital da Polícia Militar, em Teresina.

Segundo a Sesapi, a idosa morreu no dia 25 de dezembro. A investigação epidemiológica confirmou laboratorialmente que a morte se deu em decorrência do vírus H3N2.

A orientação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) é de que população siga os protocolos sanitários, usando de máscara, fazendo a higienização das mãos e evitando aglomerações. Em caso de sintomas de síndrome gripal, como febre, falta de ar, indisposição que impossibilite as atividades normais, a recomendação é procurar uma unidade de saúde.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook