Prefeito de Fartura do Piauà é afastado após votação na Câmara do municÃpio
25/07/2015 08h31Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/TV Clube Câmara de Fatura do Piauí pede o afastamento do prefeito da cidade.
Câmara de Fatura do Piauí pede o afastamento do prefeito da cidade.
 Câmara de Fatura do Piauí pede o afastamento do prefeito da cidade.
Câmara de Fatura do Piauí pede o afastamento do prefeito da cidade.A Câmara Municipal da cidade de Fartura do Piauí, município que desde o mês de abril está com as contas bloqueadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), votou nessa quinta-feira (23) decidiu pelo afastamento do prefeito da cidade, Permínio Santana. Ele contou ao G1 nesta sexta-feira (24) que ainda não foi comunicado oficialmente sobre o pedido.
O presidente da câmara da cidade, Isaías Ribeiro das Neves, informou que o pedido de afastamento cautelar veio depois que a Câmara recebeu uma denúncia sobre diversos crimes cometidos pelo prefeito.
Ele contou ainda que o pedido não se deu apenas por conta da falta de prestação de contas, mas pelos crimes de improbidade administrativa, moralidade e responsabilidade.
"A divulgação sobre o pedido de afastamento já foi feito na manhã desta sexta no diário oficial e agora só falta notificar o prefeito para assim darmos posse ao vice. O pedido veio a partir de uma denúncia dos eleitores de Fartura. Foi quando reuni os vereadores e constatamos a veracidade dessa denúncia. Nessa mesma reunião foi formada uma comissão que pediria o impeachment do prefeito", disse.
Imagem: Reprodução/TV ClubeClique para ampliar Fiação da prefeitura de Fartura fica exposta no gabinete do prefeito.
Fiação da prefeitura de Fartura fica exposta no gabinete do prefeito.
 Fiação da prefeitura de Fartura fica exposta no gabinete do prefeito.
Fiação da prefeitura de Fartura fica exposta no gabinete do prefeito.Desde o dia 17 de abril deste ano o município de Fartura do Piauí está com as contas bloqueadas pelo TCE pela ausência de prestação de contas. O prefeito da cidade chegou a ter um prazo para apresentar uma defesa sobre a acusação, mas até então não havia se pronunciado sobre o caso.
No dia 6 de julho, o Tribunal de Contas do Estado julgou favorável a solicitação de medida cautelar apresentada pelo Ministério Público de Contas contra o prefeito de Fartura do Piauí, Perminio Pereira de Santana, e entre as medidas está o pedido de intervenção no município pelo Estado.
Servidores do município passaram mais de 90 dias sem receber os salários e há cinco meses os cofres da cidade não recebem nenhum centavo. Além da suspenção e do bloqueio das contas, a cidade de Fartura do Piauí, que fica próximo à divisa com o estado da Bahia, perdeu ainda o Fundo de Participação do Município (FPM), que é a principal fonte de renda de pequenas cidades.
"Ficou tudo parado na cidade. Educação, saúde, ação social. As aulas não funcionaram como era necessário e não há previsão para o início das aulas. Funcionários contratados não receberam nada no primeiro semestre. Alguns receberam apenas através da justiça", contou o presidente.
O prefeito não quis se pronunciar sobre o caso e informou apenas que não foi notificado sobre o pedido de afastamento do gestor do cargo. O vice deve assumir nos próximos dias.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook













 
                     
                     
                     
                     
                    