Povoado rural concentra todos os casos de Covid de cidade do Piauí e 350 moradores ficam isolados

20/05/2020 14h51


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoEm Cocal de Telha(Imagem:Divulgação)
Em Cocal de Telha, cidade a 126 km da capital Teresina, a secretaria de saúde do município monitora a contaminação de 22 moradores do povoado Lagoa Alegre, na Zona Rural da cidade, que testaram positivos para Covid-19. Oito infectados estão recuperados.

A origem da transmissão da contaminação de coronavírus na localidade ainda é um mistério. Até o momento, todos os casos de coronavírus da cidade são desse povoado.

Na zona urbana de Cocal de Telha não há registros de Covid-19. As primeiras notificações aconteceram há duas semanas.

A prefeita de Cocal de Telha, Ana Célia (Progressistas), explicou em entrevista nesta quarta-feira (20) que 106 famílias, cerca de 350 moradores, do povoado recebem assistência. A comunidade está isolada. Nenhum dos infectados teve necessidade de internação, apenas um dos casos apresentou sintomas da Covid de forma média.

Segundo a prefeita, não há informações sobre como originou a transmissão de coronavírus dentro do povoado. Um casal procurou o serviço médico no Centro da cidade, não para se queixar sobre sintomas da Covid-19, contudo o médico no atendimento percebeu tosse e outros sintomas da doença, orientando o teste rápido para coronavírus.

“Não temos notícia. Aconteceu que a gente vinha fazendo um trabalho em todo o município, e um casal veio na sede da UPA do município e falou com o médico para tratar de outro assunto. O médico, percebendo que o esposo estava em uma tosse, sintomas característicos. A esposa relatou ter sentido sintomas há dias, e o médico orientou o teste rápido. A gente não sabe como começou”, explicou a prefeita.

Depois da confirmação dos casos, uma barreira sanitária foi montada e passou a ter um controle rigoroso da entrada e saída de moradores do povoado. “A comunidade nos atendeu. As famílias atenderam o nosso pedido”, comentou a prefeita.

As casas dos moradores que testaram positivo para Covid-19 passaram por limpeza e, ao longo da semana, outros espaços da localidade receberam dedetizações. “Estamos fazendo o monitoramento diário, com assistências de cestas básicas, kits de higiene e acompanhamento médico”, concluiu a prefeita.

Tópicos: sintomas, povoado, covid