Porto Alegre do Piauí universaliza saneamento básico

06/08/2011 11h04


Fonte CCOM PI

Imagem: Regis FalcãoClique para ampliarPorto Alegre do Piauí: saneamento(Imagem:Regis Falcão)Porto Alegre do Piauí: saneamento

Porto Alegre do Piauí, a 410 quilômetros de Teresina, é a primeira cidade do Estado a universalizar o saneamento básico. Com a inauguração do seu sistema de esgotamento sanitário, na última sexta-feira (5), todas as residências da zona urbana passaram a ser atendidas pela rede coletora construída pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba(Codevasf), em parceria com o Governo do Estado e a prefeitura do município.

Há cinco anos, Porto Alegre foi o primeiro município do Piauí a universalizar o fornecimento e energia elétrica através do programa Luz para Todos. O sistema de esgotamento sanitário, que agora será administrado pela própria prefeitura, possui uma rede coletora de esgotos com mais de 10,2 mil metros de extensão, quatro estações elevatórias de esgoto e uma estação de tratamento.

Em sua implantação foram investidos recursos superiores a R$ 2,2 milhões. A obra faz parte do Programa de Revitalização das Bacias hidrográficas dos Rios São Francisco e Parnaíba. A parceria também assegurou recursos no valor de R$ 452,2 mil para que a prefeitura possa garantir 58 ligações domiciliares de pessoas de baixa renda, sem condições financeiras de custearem as despesas do serviço.

Outros dois convênios vão permitir a construção do mercado do produtor e a recuperação da estrada vicinal ligando as localidades Poços e Grota Vermelha, na zona rural de Porto Alegre. “Este é resultado do trabalho que estamos desenvolvendo para melhorar a vida das pessoas.

Vamos avançar muito mais”, disse o governador Wilson Martins ao inaugurar o sistema de saneamento básico da cidade, ao lado do diretor da Codevasf, Guilherme Almeida, ex-superintendente do órgão no Piauí. Wilson Martins também destacou a importância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Porto Alegre do Piauí. O núcleo, outra obra inaugurada na sexta-feira, vai oferecer cursos de nível superior a partir dos próximos vestibulares da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Instituto Federal de Educação do Piauí (Ifpi).

Os cursos serão definidos pela própria comunidade, de acordo com a vocação da região. “Estamos permitindo que os pobres, que não podem mandar seus filhos para as grandes cidades, formem seus filhos”. Ainda em Porto Alegre do Piauí, o governador Wilson Martins autorizou a retomada das obras de asfaltamento da estrada que liga a cidade ao município de Marcos Parente, a construção de calçamento e de uma passagem molhada, esta última na zona rural.