Policial militar diz que falta viatura na delegacia de Barro Duro: "a gente traz o preso a pé"

30/07/2019 14h27


Fonte G1 PI

 A TV Clube flagrou na delegacia da cidade de Barro Duro o momento exato que a única viatura da cidade estava sendo levada para conserto. O cabo João, que era o único policial de plantão, ficou apenas com uma moto para fazer as rondas e atender as ocorrências. Segundo ele, quando somente a moto está disponível, ele conduz o preso a pé. O Secretário de Segurança, Fábio Abreu, disse que uma nova viatura será levada à cidade e que delegacia passará por reforma.

"Ninguém pode fazer de outro jeito não. A gente faz o serviço da polícia. Fico no plantão sozinho. A gente vem trazendo o preso a pé e a moto fica lá, quando termina a gente vai pegar. São muitas denúncias de roubo mas a gente não pode dar jeito",
disse.

A população que é vítima dos roubos diz que não existe investigação e que os bandidos da cidade e dos municípios vizinhos continuam assaltando.

"Investigação não tem nenhuma, nem em andamento não tem. Nunca vi o delegado, já fui duas vezes na delegacia e só encontro os policiais mesmo. Isso aí deixa a desejar em Barro Duro, que era para ter um delegado de plantão na cidade e não tem. Ele só vem e volta e aí dificilmente a gente vê", disse o comerciante Pedro Filho.
Imagem: Reprodução/TV ClubeViatura da cidade foi levada para a troca.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Viatura da cidade foi levada para a troca.

O delegado de Barro Duro, Francisco Rodrigues, informou à TV Clube que responde por mais quatro municípios nas proximidades e informou que quando assumiu a delegacia, havia 85 inquéritos em andamento e que já encaminhou 31 à Justiça, além de estar apurando os demais casos. Ele disse ainda que não pode ir à cidade no dia da reportagem porque a viatura que tinha disponível estava sem combustível.

A cidade é pequena, tem pouco mais de 7 mil habitantes. A reclamação maior é a pouca quantidade de policiais para atender a cidade. O Ministério Público Estadual detectou que a delegacia da cidade além de poucos policias tem problemas com a falta de estrutura.

Seu Zacarias Carioca, fotógrafo, foi roubado duas vezes em casa. Em um dos assaltos teve uma arma apontada na cabeça dele.

"Tava sentado quando eles chegaram com a arma e pediram dinheiro e eu não tinha dinheiro, pegaram e disseram que queriam uma arma e eu não tinha aí eles mandaram eu me ajoelhar, me botaram no banheiro e levaram o que queriam",
disse.
Imagem: Reprodução/TV ClubeApós a viatura ser levada, apenas a moto ficou disponível para o uso da Polícia Militar em Barro Duro.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Após a viatura ser levada, apenas a moto ficou disponível para o uso da Polícia Militar em Barro Duro.

Na casa da assistente social Socorro Bento, os ladrões entraram a noite e levaram quase tudo que encontraram. "Levaram tudo, só não o mais pesado como geladeira e cama mas TV, ventilador, roupas, calçados, jóias, tudo de valor que tinha dentro de casa eles levaram", disse.

O secretário de segurança Fábio Abreu informou à TV Clube que um novo sistema da Polícia Militar vai ser implantado para registro de boletim de ocorrência e termo circunstanciado de ocorrência (TCO).

"O cabo que está recebendo o treinamento vai poder fazer esse atendimento, ou seja, nós estamos buscando centralizar os delegados em cidades maiores e que possam receber flagrantes", disse.

Segundo ele, a retirada da viatura é porque ela vai ser substituída por uma nova. "Estão acontecendo as substituições das viaturas e Barro Duro vai receber uma viatura nova. No mínimo em uma semana estará recebendo a nova viatura", informou.

Sobre a renovação da estrutura, o secretário informou que fazendo uma simples reforma, a delegacia vai ficar em condições para os policiais militares e civis caso seja necessário. Ele também disse que o número de policiais vai ser aumentado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook