Policiais civis voltam a protestar no PI por melhores condições de trabalho

14/09/2015 09h15


Fonte G1 PI

Os agentes da Polícia Civil do Piauí deflagram nesta segunda-feira (14) o movimento 'Polícia Padrão' nas delegacias de todo o estado. De acordo com o Sindicato dos Policiais (Sinpolpi) a mobilização que abrange todo o estado pede melhorias nas condições de trabalho e o cumprimento de acordos já realizados com o governo, como gratificações.

Imagem: DivulgaçãoPoliciais civis voltam a protestar no PI por melhores condições de trabalho.(Imagem:Divulgação)Policiais civis voltam a protestar no PI por melhores condições de trabalho.

De acordo com o presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, os policiais que aderiram ao movimento 'Polícia Padrão' alegam que não vão mais trabalhar sem coletes de proteção e farão diligências somente com a presença do delegado. Ele contou ainda que os mandados de busca e apreensão bem como mandados de prisão, que em sua maioria são feitos pelos agentes, também deixaram de ser realizados.

"É uma discriminação o que o governo do estado vem implementando, principalmente aos policiais de chefia nas delegacias de bairros, que são as delegacias que recebem a maior demanda da sociedade. Ou seja, são os companheiros que estão na chefia de plantão, de cartório e de investigação que não recebem mais gratificações. Em contrapartida, policiais que trabalham nas delegacias especializadas e nas gerências que funcionam na sede da delegacia geral recebem normalmente as suas gratificações”, contou.

Ainda segundo Constantino, menos de 3% dos Boletins de Ocorrências registrados nas delegacias do Piauí viram inquéritos policiais.

Ele falou ainda que os agentes policiais trabalham em condições adversas, sem efetivo, sem estrutura para investigação e ainda não recebem o reconhecimento do estado. A orientação é apenas cumprir ordem de missão com instauração de inquérito dos crimes de ação pública incondicionada.

No dia 9 de setembro, policiais civis do Piauí realizaram uma assembleia, em frente à secretaria de segurança pública, para discutir e exigir direitos dos agentes em exercício das atividades de chefia na capital e no interior do estado.

Resposta

Em nota, a Secretaria de Segurança informou que realiza um estudo para fazer o pagamento das gratificações por chefia a partir da produtividade, uma forma que o órgão considera mais justa de contemplar policiais civis.

Ainda segundo a Secretaria de Segurança, algumas exigências devem ser cumpridas para que os policiais recebam a gratificação: atender bem à população, concluir investigações e reduzir o índice de criminalidade em suas regiões. Quanto aos concursados, o secretaria informou ainda que tem previsão de nomear os aprovados em janeiro do próximo ano. Porém, aguarda análise da equipe econômica no sentido de iniciar as nomeações ainda em outubro.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui