Polícia resgata 48 animais silvestres e pássaro em extinção no interior do PI

17/07/2016 08h15


Fonte G1 PI

Durante uma operação realizada na manhã de sábado (16), na cidade de Piripiri, equipes da Polícia Militar e Ambiental apreenderam 48 animais silvestres. Conforme a polícia, dentre os animais apreendidos, havia papagaios, periquitos e pássaros em extinção, como o azulão.

As pessoas que mantinham os animais em cativeiro entregaram os animais de forma voluntária e ninguém foi preso.

Conforme o major Erisvaldo Viana, do comando de policiamento da cidade, o objetivo da ação, que foi feita a pedido do Ministério Público Ambienta, era coibir a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres.

Imagem: Divulgação/PMAnimais silvestres são resgatados durante operação em Piripiri.(Imagem:Divulgação/PM)Animais silvestres são resgatados durante operação em Piripiri.

De acordo com o major, os pássaros foram encontrados em residências de pessoas que ficam próximas ao caldeirão da cidade, um ponto turístico da cidade, bastante frequentado. As apreensão aconteceu em razão dos preparativos para uma festa que vai acontecer na cidade.

"Foi um trabalho da equipe da polícia militar junto com a ambiental. O Ministério Público Ambiental solicitou que fizéssemos essas apreensões e deflagramos aqui na região. Alguns animais que até estão em extinção. Já que as pessoas resolveram entregar de forma espontânea na hora do flagrante, ninguém foi preso nem detido",
disse.

Segundo a Polícia, os animais foram devolvidos à natureza. Os policiais soltaram os pássaros no Parque Nacional de Sete Cidades.

Crime ambiental

Configura crime ambiental o indivíduo que manter animais silvestres presos em cativeiro sem a devida autorização do órgão competente. Dependendo do caso, o autor da infração pode sofrer pena de seis meses a um ano de reclusão, além de multa, que pode se agravar ainda mais se o animal silvestre estiver em extinção.

Quem tiver informações pode denunciar o crime ambiental através do telefone do Batalhão de Polícia Ambiental no número 3225-2748.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui