Polícia prende duas pessoas suspeitas de extração ilegal de madeira no Sul do Piauí

26/09/2019 14h25


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/PRFPRF apreende 40 m³ de aroeira extraídas de forma ilegal em Morro Cabeça no Tempo.(Imagem:Divulgação/PRF)PRF apreende 40 m³ de aroeira extraídas de forma ilegal em Morro Cabeça no Tempo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil prenderam duas pessoas suspeitas de extração ilegal de madeira na tarde dessa quarta-feira (25) em Morro Cabeça no Tempo, 714 km de Teresina, no Sul do Piauí. A PRF flagrou a extração ilegal a partir de imagens aéreas e mobilizou as equipes para realizar as prisões. Dois foram presos e um homem fugiu. 40 m³ de aroeira e três veículos foram apreendidos.

Segundo a polícia, a ação criminosa foi vista pela aeronave da PRF. As duas pessoas presas estavam sem identificação e vão responder por crime ambiental. Um outro homem fugiu ao avistar os policiais. Em depoimento, os detidos informaram que o fugitivo era proprietário dos caminhões que estavam sendo carregados no momento do flagrante. Os agentes continuam em diligência para localizar o homem.

“Nós chegamos ao local e avistamos dois caminhões que estavam sendo carregados com a madeira. Prendemos duas pessoas que estavam carregando os veículos. O suposto dono dos caminhões e de um outro veículo apreendido conseguiu fugir a pé”,
contou Stênio Pires, superintendente da PRF.

Apesar da área não ser pertencente a uma reserva florestal, a extração da aroeira é proibida por decreto estadual. A madeira vai ser encaminhada para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

“A aroeira é uma madeira nobre de alto valor comercial usado na fabricação de móveis de alto padrão. Geralmente, os mercados consumidores desse tipo de madeira são as regiões Sul e Sudeste do País. Essa aroeira extraída deve ser doada para entidades civis do estado, que devem fazer um bom uso dessa madeira”,
contou o superintendente.

Toda a carga de madeira juntamente com veículos e as pessoas detidas estão à disposição da Polícia Civil e da Semar para os procedimentos cabíveis e os encaminhamentos devidos.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews