Polícia Militar inicia Curso de Força Tática com 130 vagas para reforçar policiamento ostensivo

07/01/2026 16h18


Fonte Governo do Piauí

A Polícia Militar do Piauí deu início, na manhã desta quarta-feira (7), à formação da primeira turma do Curso de Força Tática (CFT) 2025. A qualificação é coordenada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), em parceria com a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), e marca mais um avanço na qualificação do policiamento ostensivo no estado.

O curso é exclusivo para policiais militares do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e contará com duas edições, somando 130 vagas. A primeira turma começou nesta quarta-feira com 56 policiais. A segunda edição está prevista para os meses de janeiro e fevereiro de 2026. As instruções acontecem no Bope/Cefap, em Teresina, com carga horária de 200 horas, em regime de semi-internato.

Voltado ao aperfeiçoamento técnico-operacional, o Curso de Força Tática tem foco em atividades táticas, ações de alto risco e resposta rápida no policiamento ostensivo. A capacitação reúne policiais do Piauí e também do Maranhão, fortalecendo a integração regional entre forças de segurança.
Imagem: Thiago Amaral/ Ascom PMPICurso é exclusivo para policiais militares do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e contará com duas edições.(Imagem:Thiago Amaral/ Ascom PMPI)Curso é exclusivo para policiais militares do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e contará com duas edições.

Segundo o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, coronel Pitombeira, o curso tem papel estratégico no fortalecimento das unidades operacionais. “Estamos iniciando com essa primeira turma dentro do CPM com o objetivo de integrar as unidades e preparar homens capacitados para atuar em ocorrências de nível diferenciado, melhorando cada vez mais a resposta da Polícia Militar”, afirma o comandante.

Ainda de acordo com o coronel Pitombeira, apesar de algumas desistências durante o processo seletivo, a expectativa é de que o curso forme um efetivo altamente qualificado, pronto para atuar em situações complexas e de maior risco no cenário urbano.
Imagem: Thiago Amaral/ Ascom PMPIPolícia Militar inicia Curso de Força Tática com 130 vagas para reforçar policiamento ostensivo no Piauí.(Imagem:Thiago Amaral/ Ascom PMPI)

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews