Polícia Federal realiza operação contra o tráfico de drogas no Piauí e em São Paulo

01/06/2021 14h45


Fonte G1 PI

A Polícia Federal no Piauí realizou na manhã dessa terça-feira (1) a operação “Go and Back”, com o objetivo de reprimir os crimes de tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes no Piauí e em São Paulo. Seis pessoas foram presas.

Foram expedidos 17 mandados pela Central de Inquéritos da Comarca de Teresina. São 10 mandados de busca e apreensão, 4 de prisões preventivas e 3 de prisões temporárias. A PF ainda não informou quantos mandados foram cumpridos.

Os mandados estão sendo cumpridos no Piauí, nas cidades de Teresina, São João do Piauí e Floriano, além do estado de São Paulo, na cidade de São Vicente.

“Foram presas seis pessoas e um alvo conseguiu se evadir do local, mas as equipes estão diligenciando no intuito da sua captura”, informou o delegado Vinícius Coelho, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal no Piauí.
Imagem: Divulgação/PF-PIPolícia Federal no Piauí cumpre mandados de prisão.(Imagem:Divulgação/PF-PI)Polícia Federal no Piauí cumpre mandados de prisão.

A operação teve a participação de 39 policiais federais e do canil da Polícia Militar do Piauí.

“Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, e somando as penas máximas de cada um desses delitos, podem chegar até a 25 anos de prisão”, disse o delegado.

A investigação

Segundo a Polícia Federal, a investigação iniciou no dia 14 de outubro de 2019, com o objetivo de apurar e reprimir o tráfico de drogas em Teresina praticado por traficantes especializados em drogas sintéticas.
Imagem: Divulgação/PF-PIDinheiro apreendido na operação ?Go and Back? no Piauí.(Imagem:Divulgação/PF-PI)Dinheiro apreendido na operação ?Go and Back? no Piauí.

"Essa investigação teve início em outubro de 2019, inicialmente ela surgiu com o intuito de apurar o tráfico de drogas sintéticas, principalmente em Teresina, mas no decorrer das investigações, conseguimos apurar que também havia núcleos na cidade de São João do Piauí, Floriano e em São Vicente, em São Paulo", informou o delegado Vinícius Coelho.

Em 2020, com base nas investigações que estavam sendo realizadas, foram apreendidos 51 kg de maconha no município de Picos. A droga saiu do estado de São Paulo e tinha como destino a cidade de Fortaleza, no Ceará. A apreensão foi realizada por policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes.

Nome da operação

A operação recebeu o nome de “Go and Back”, que pode significar “bate e volta” em inglês. Esse nome faz referência a um dos investigados, que estava cumprindo pena em regime semiaberto e fazia uma espécie de “bate e volta” para realizar crimes durante o dia, voltando ao presídio à noite.

Segundo a polícia, ele saía com entorpecentes de Teresina para fazer a entrega em cidades do Sul do estado do Piauí. Como ele estava em regime semiaberto, sempre tinha que retornar para dormir na penitenciária Major César Oliveira, na capital, no mesmo dia.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews