Polícia Federal deflagra operação de combate a grilagem de terras no litoral do Piauí

13/11/2023 09h00


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/PFPolícia Federal deflagra operação de combate a grilagem de terras no litoral do Piauí.(Imagem:Divulgação/PF)Polícia Federal deflagra operação de combate a grilagem de terras no litoral do Piauí.

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (13), a Operação Terra Prometida de combate a grilagem de terras da União em Cajueiro da Praia, litoral do Piauí.

A ação visava cumprir dez mandados de prisão temporária, treze mandados de busca e apreensão e um mandado de reintegração de posse. Até às 8h e pouco, sete pessoas já haviam sido presas.

Equipes da PF continuam em campo para cumprir as ordens judiciais, expedidas pela 1ª Vara Federal de Teresina, após investigação da PF que aponta que as invasões de terras mediante a destruição de cercas e estabelecimento de novos marcos territoriais.

Essas apropriações aconteceram, claro, sem o conhecimento da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Segundo a PF, em alguns casos, isso acontecia mediante pedidos de utilização de imóvel com documentos com indícios de falsidade.

Conforme a PF, essas invasões tiveram início em 2020, durante o período da pandemia. Além da grilagem de terras, a PF quer apurar supostos crimes ambientais, como desmatamento, exploração ilegal de jazidas e queimadas.

E, ainda, a invasão e loteamento de terras reconhecidamente pertencentes à União, chegando à prática de crime de estelionato, devido à venda de terras como se fossem de propriedade dos criminosos.
 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: terras, grilagem, uni?o